Os desafios da infraestrutura do Nordeste estão em pauta no evento Análise Ceplan 2024, que acontece nesta quarta-feira (27) reunindo empresários, executivos e especialistas no Riomar Trade Cente, a partir das 14h. Nomes como José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, a telecom que mais cresce na região, Márcio Guiot, presidente do Porto de Suape, Manoel Ferreira, presidente da Agemar, e Karla Bertoco, diretora da JIVE-Mauá Capital, estarão presentes no evento. Na ocasião, o Movimento Econômico lançará sua revista temática, que traz um panorama sobre a infraestrutura regional.
O seminário é uma promoção conjunta da Ceplan Consultoria e do portal Movimento Econômico e tem por objetivo abrir o debate sobre as necessidades do Nordeste. “A região tem amplo potencial de crescimento, mas precisa estar preparada para atender à demanda futura”, alerta o economista Paulo Guimarães, presidente da Ceplan. Ele explica que a programação do Análise Ceplan vai abordar a infraestrutura física e digital e as formas de financiá-la.
O evento conta com o patrocínio do Complexo Industrial Portuário de Suape, da Caixa, do Banco do Nordeste, da Agemar/Dix Aeroportos, da Sudene, do Grupo Moura e do Sindicato dos Operadores Portuários de Pernambuco (Sindope) e tem apoio da Folha de Pernambuco.
Programação
“Os desafios da infraestrutura física e digital” conta com três mesas de debates. A primeira mesa vai tratar da infraestrutura digital, com a mediação do economista Jorge Jatobá, sócio fundador da Ceplan. “A infraestrutura digital é fundamental para que a economia do Nordeste tenha maior competitividade e mantenha os negócios em expansão no século XXI”, analisa Jorge Jatobá.
O fundador e CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira – que abordará sobre os gargalos nas estruturas de telecomunicações- integra a mesa. Presente também o CEO da Um Telecom, Rui Gomes, que tratará do tema dos data centers e da necessidade de energia limpa. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, falará pelo polo produtor de tecnologia,que conta com instituições que demandam redes de telecom, de infraestrutura de dados e de energia.
A segunda mesa tratará das infraestruturas para mobilidade, cargas e transporte, que impactam diretamente no preço final de praticamente tudo. Também abordará a infraestrutura de abastecimento de água e saneamento. A economista Tânia Bacelar classifica as necessidades da região como históricas. “Elas pedem planejamento para atender à demanda da economia”, sintetiza.
Tania será a mediadora da mesa com o empresário referência no setor de logística, Manoel Ferreira, presidente da Agemar. As necessidades do setor portuário serão o foco do presidente do Porto de SUAPE, Márcio Guiot. O CEO da EFFICO, Roberto Tavares, debaterá sobre o setor de concessões públicas, mais precisamente na área de abastecimento de água e saneamento.
O evento também debaterá sobre os recursos para financiar a infraestrutura. A mesa terá a mediação do presidente da Ceplan, Paulo Guimarães. O debate conta com a presença da diretora Financeira e de Crédito do BNDES, Maria Fernanda Coelho, do presidente do BNB, Paulo Câmara e da diretora da JIVE-Mauá Capital, Karla Bertoco, que traz a perspectiva dos fundos de investimentos.
Serviço:
Análise Ceplan – Os desafios da infraestrutura física e digital
Dia 27 de novembro, das 14h às 18h
Business Center da Torre 5, Riomar Recife
Inscrições gratuitas: Sympla
PROGRAMAÇÃO:
13:30 às 14:00 – Credenciamento
14:00 às 14:30 – Abertura
14:30 às 15:30 – Mesa 1: Desafios da Infraestrutura Digital
Mediação: Jorge Jatobá, economista e sócio da CEPLAN
Participantes:
•Rui Gomes, CEO da Um Telecom
•Pierre Lucena, presidente do Porto Digital
•José Roberto Nogueira, fundador e CEO da Brisanet
15:30 às 16:30 – Mesa 2: Desafios da Infraestrutura para Mobilidade, Cargas e Transporte
Mediação: Tania Bacela, economista e sócia da CEPLAN
Participantes:
•Márcio Guiot, presidente do Porto de SUAPE
•Roberto Tavares, CEO da EFFICO
•Manoel Ferreira, presidente da AGEMAR
16:30 às 16:45 – Intervalo
16:45 às 17:45 – Mesa 3: Perspectiva de Financiamento e Investimento em Infraestrutura no NE
Mediação: Paulo Guimarães, economista e CEO da CEPLAN
Participantes:
•Maria Fernanda Coelho, diretora Financeira e de Crédito do BNDES;
•Paulo Câmara, presidente do BNB
•Karla Bertoco, diretora da JIVE-Mauá Capital
17:45 às 18:00 – Encerramento
Leia Também:
Negócios de hidrogênio florescem em meio aos desafios da infraestrutura
Data centers prosperam, mas energia proecupa
Água de esgoto vira insumo valioso na era do H2V