Por Vanessa Siqueira, de Alagoas
A máxima de que no Nordeste o sol predomina o ano todo tem seu lado positivo para o setor de turismo. A economia alagoana está sendo a grande beneficiada, já que a estimativa é que a temporada 23/24 se encerre com uma injeção de aproximadamente R$ 2 bilhões, decorrentes do fluxo de turistas no estado.
O feriado da Semana Santa será outra data importante nesse calendário, pois mais de 40 mil leitos dos 51 mil disponíveis estarão ocupados, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH/AL).
Segundo a ABIH/AL, o resultado geral deste ano está acima da média do ano passado, que ficou em 75% de ocupação. Neste ano, os resorts alagoanos puxam a média de ocupação, que neste segmento fica em 82,4%.
Um dos fatores apontados para este aumento na ocupação é a melhoria da malha aérea do estado, que ganhou incremento de operadoras de turismo vendendo pacotes e também das próprias companhias aéreas que enxergaram o potencial turístico de Alagoas e investiram no reforço de voos para o destino.
“É muito bom ver brasileiros e estrangeiros escolherem nosso estado para desfrutar de um feriado como este. A rede hoteleira está pronta para recebê-los, com toda infraestrutura diferenciada e fazendo o que sabemos de melhor, que é receber bem”, disse o presidente da ABIH, Gabriel Cedrim.
De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (SETUR), no último domingo (24), Alagoas recebeu um voo fretado do Uruguai trazendo turistas para o estado com foco na Semana Santa. Com as passagens vendidas com antecedência, a aeronave, um Airbus A320Neo, chegou ao estado com sua capacidade máxima, 174 passageiros.
Segundo a SETUR, este é o segundo ano consecutivo que o estado viabiliza essa conexão internacional com as operadoras uruguaias HiperViajes e a Abtour. Os turistas permanecem sete dias no estado, realizando passeios pelos locais mais atrativos antes de voltarem ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para o voo de regresso a Montevidéu.
Temporada de cruzeiros é a maior em Alagoas
Os cruzeiros também vêm movimentando o turismo alagoano. Dados da Setur apontam um crescimento de 57% do número de embarcações que passarão pelo Porto de Maceió até o final de abril em comparação à temporada 22/23.
De novembro de 2023 a abril de 2024, serão 10 embarcações com 28 paradas em Maceió, gerando um impacto econômico local de R$ 80 milhões.
Nesta quarta-feira (27) passa pela segunda vez na temporada o cruzeiro MSC Grandiosa, o maior navio a percorrer neste ano o litoral brasileiro, com capacidade para mais de 6 mil pessoas. Ainda estão previstos o MSC Seaview, no dia 1º de abril, o Norwegian Star, no dia 14, e encerrando a temporada de cruzeiros o MSC Preciosa, no dia 26 de abril.
A secretária do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, afirmou que o sucesso do destino Alagoas no turismo nacional e internacional tem sido construído de forma conjunta entre o poder público e a iniciativa privada.
“Investimos cada vez mais no fortalecimento do turismo em Alagoas, setor que já é um dos mais importantes da nossa economia e segue em plena expansão. Trabalhamos para conquistarmos resultados positivos como o da ocupação desta Semana Santa, e gerar, por consequência, cada vez mais empregos aos alagoanos”, destacou a secretária.
Leia mais: Destino Nordeste: convenção reúne em Alagoas mais de 350 operadores de turismo