Maceió concorre a prêmio europeu de arquitetura com Marco dos Corais

Proposta de intervenção urbanística na cidade aproveitou o traçado original da edificação histórica de Maceió: o antigo Iate Club, o Alagoinhas
Marco do Corais, Maceió
Marco dos Corais foi erguido no local onde funcionava o antigo Iate Club, o Alagoinhas, inaugurado em Maceió em 1970 / Foto: Ascom/Setur

Por Vanessa Siqueira, de Alagoas

Situado em um dos cartões-postais de Maceió, na orla de Ponta Verde, o Marco dos Corais pode ser eleito um dos melhores projetos arquitetônicos do mundo. O espaço concorre ao Prêmio ArchDaily Brasil, um dos mais respeitados no segmento de arquitetura e que premiará projetos em 19 categorias por voto popular em países lusófonos. A votação para escolher 15 finalistas acontece até o dia 27 de março.

- Publicidade -

O Marco dos Corais concorre na categoria Urbanismo com o Mirante do Cabral, situado em Vitória, no Espírito Santo. O local é um espaço que oferece uma vista panorâmica da ilha de Vitória e está situado no bairro Morro do Quadro, periferia da cidade. Para votar na atração de Maceió, clique aqui.

Já o Marco dos Corais foi erguido no local onde funcionava o antigo Iate Club, o Alagoinhas, inaugurado na capital alagoana em 1970. O local era frequentado por sócios e convidados e oferecia um espaço de parque aquático com piscinas, quadra poliesportiva e salão de festas. Ele encerrou suas atividades em 2005 e sofreu 17 anos com o abandono. Entre algumas idas e vindas com relação a autorização para construção do novo projeto, assinado pelo escritório de arquitetura alagoano Angeli Leão, a obra foi executada pelo Governo do Estado e inaugurado em abril de 2022.

Marco dos Corais, Maceió
Foto: Ascom/Setur

Vida marinha de Maceió

O projeto do Marco dos Corais visou contemplar a vida marinha de Maceió, a única orla do Nordeste cercada por corais com alta diversidade de vida marinha. Segundo a equipe que assinou o projeto, a nova proposta de intervenção urbanística na cidade aproveitou o traçado original da edificação histórica, o Alagoinhas, para remodelar o espaço aos seus novos usos.

- Publicidade -

O equipamento foi executado sobre duas vigas em concreto protendido, que está apoiado sobre os muros em pedra já existentes. Com piso em grade de aço inox vazado é possível ver a movimentação do mar embaixo do monumento, como também um caminho que mostra, com luminárias especiais de alumínio e luzes de LED, todas as praias de Alagoas e Pernambuco que fazem parte da Costa de Corais.

Há um trecho de ruína com formato propício que foi aproveitado como base para um mirante que, após travessia da passarela, permite que a população chegue a um ponto de visão com ângulo de quase 360 graus do oceano, de Norte a Sul.

* Com informações ArchDaily

Leia mais: Embratur e Consórcio Nordeste acertam parceria para atrair mais turistas internacionais

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -