British Petroleum (bp) interessada numa planta de H2V em Pecém, no Ceará

É o 36º memorando de entendimento que o governo do Ceará assina com empresas interessadas em produzir H2V

Representantes da British Petroleum (bp) e do governo do Ceará na assinatura de um Memorando de Entendimento no qual a multinacional pretende instalar uma planta de H2V no Porto de Pecém. Foto: Divulgação/ governo do Ceará

Executivos da British Petroleum (bp) e autoridades do Governo do Ceará assinaram um Memorando de Entendimento (MoU). O documento visa a construção de uma planta para a produção de hidrogênio verde (H2V) e derivados, como a amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Grande Fortaleza. A amônia serve para fabricar fertilizantes.

- Publicidade -

“Estamos diante de um desafio global. E o Ceará tem na transição energética e em nosso grande potencial de energias renováveis uma estratégia, uma decisão, que vem sendo consolidada ao longo das gestões. Nos colocamos à disposição para dar os próximos passos nessa relação importante para o Ceará. Que a gente possa contribuir com a força e a inteligência do nosso povo nesse propósito”, disse, na ocasião, a vice-governadora, Jade Romero. Ela estava representando o governador Elmano de Freitas.

Durante a solenidade, o diretor Mundial de Novos Negócios (Hidrogênio Verde) da bp, Ian Spafford, afirmou que “o Porto do Pecém é uma das melhores áreas para desenvolver o projeto do hidrogênio verde. A molécula de hidrogênio é fundamental para a transição energética na indústria. A bp está trabalhando diligentemente com os diversos segmentos no mundo, principalmente nos Estados Unidos, para viabilizar essa transição. Já estamos trabalhando para criar essa demanda. Temos todo o interesse em acelerar ao máximo esse processo”.

A bp desenvolve, atualmente, mais de dez projetos de produção de hidrogênio azul e verde na Europa, EUA e Austrália, que vão produzir, no futuro, 2,8 milhões de toneladas por ano. A companhia britânica tem mais de cem anos de existência e contribuiu ao longo de sua história para consolidar a indústria do petróleo e derivados. Presente em mais de 70 países – incluindo o Brasil -, o Grupo pretende ser neutro em carbono até 2050 ou antes em todas as operações, produção e vendas.

- Publicidade -

Também estiveram presentes à assinatura do documento o presidente do CIPP, Hugo Figueirêdo; outros executivos do Grupo e autoridades do governo cearense. “É fundamental o Hub de Hidrogênio Verde ser reconhecido pelas maiores empresas de energia do mundo. Ter a bp como parceria no desenvolvimento do Hub mostra como estamos avançados na estratégia de descarbonização, argumentou Hugo.

O hub de H2V do Porto de Pecém já tem 36 memorandos assinado entre Estado e empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Ceará. O Governo do Estado tem ainda firmados quatro pré-contratos com empresas também interessadas na produção deste combustível.

Leia também

H2V: CE avança para 30 acordos em 2023

Hidrogênio verde: Voltalia mira Pernambuco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -