Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Cursos sobre energia solar em Serra Talhada

Secretária executiva de Sustentabilidade, Karla Godoy, fala sobre a importância de apoiar práticas sustentáveis. Foto: Tarcísio Augusto/GCom Semas

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a empresa Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar estão promovendo o Road Show ABGD Huawei Solar que está em Serra Talhada, a 412 km do Recife, até o dia 13 de novembro. O projeto tem uma unidade móvel que vai oferecer dois cursos na área de energia fotovoltaica.

A intenção é capacitar 200 pessoas em Serra Talhada. O projeto é bancado pela Huawei. “É a primeira sementinha dos cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável que pretendemos apoiar. A geração de energia solar fotovoltaica é uma demanda que olha para o futuro e vai crescer”, diz a secretaria executiva estadual de Sustentabilidade, Karla Godoy. Em Pernambuco, a iniciativa foi viabilizada numa parceria entre o Governo do Estado/Semas-PE, ABGD, ClimaInfo e Prefeitura de Serra Talhada/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Serão oferecidos dois cursos: “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” (energia solar), destinado aos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída. Geração distribuída é aquela em que a produção de energia ocorre próxima ao consumo, como por exemplo, um sistema solar fotovoltaico instalado no telhado de uma casa.

Cada capacitação terá a duração de quatro horas e incluem noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. O treinamento vai abordar diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos, a instalação de painéis solares e estimular o empreendedorismo. Os cursos serão gratuitos, mas a organização do programa solicita a contribuição de 1 kg de alimento não perecível por participante, que deve ser levado no dia do curso.

- Publicidade -

Em Serra Talhada, a carreta do Road Show ficará em frente ao Sassepe, na Rua Tiburtino Nogueira, Centro. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do site https://www.abgd.com.br/roadshow, que contém os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola.

Conscientizar sobre a energia renovável

O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de acesso remoto. “O Road Show tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta o presidente da ABGD, Guilherme Chrispim.

Para o Plano Nordeste Potência, um dos parceiros na ação da carreta-escola em Serra Talhada, a capacitação técnica é fundamental para que os postos de trabalho gerados na região pelo setor de energias renováveis sejam ocupados por mão de obra local, proporcionando uma transição energética justa e inclusiva. “A estimativa, baseada nas outorgas já concedidas aos Estados, é de que sejam gerados mais de 2 milhões de empregos no Nordeste nos próximos cinco anos, sendo 12,5% só para o Estado de Pernambuco”, diz a articuladora do Plano Nordeste Potência, Fabiana Couto.

Leia também

Planta de hidrogênio verde da Eletrobras é certificada

Engie adquire parques solares envolvendo R$ 3,4 bilhões

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -