Cursos sobre energia solar em Serra Talhada

O projeto vai capacitar cerca de 200 pessoas na área de energia solar fotovoltaica em Serra Talhada

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Secretária executiva de Sustentabilidade, Karla Godoy, fala sobre a importância de apoiar práticas sustentáveis. Foto: Tarcísio Augusto/GCom Semas

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a empresa Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar estão promovendo o Road Show ABGD Huawei Solar que está em Serra Talhada, a 412 km do Recife, até o dia 13 de novembro. O projeto tem uma unidade móvel que vai oferecer dois cursos na área de energia fotovoltaica.

A intenção é capacitar 200 pessoas em Serra Talhada. O projeto é bancado pela Huawei. “É a primeira sementinha dos cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável que pretendemos apoiar. A geração de energia solar fotovoltaica é uma demanda que olha para o futuro e vai crescer”, diz a secretaria executiva estadual de Sustentabilidade, Karla Godoy. Em Pernambuco, a iniciativa foi viabilizada numa parceria entre o Governo do Estado/Semas-PE, ABGD, ClimaInfo e Prefeitura de Serra Talhada/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Serão oferecidos dois cursos: “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” (energia solar), destinado aos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída. Geração distribuída é aquela em que a produção de energia ocorre próxima ao consumo, como por exemplo, um sistema solar fotovoltaico instalado no telhado de uma casa.

Cada capacitação terá a duração de quatro horas e incluem noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. O treinamento vai abordar diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos, a instalação de painéis solares e estimular o empreendedorismo. Os cursos serão gratuitos, mas a organização do programa solicita a contribuição de 1 kg de alimento não perecível por participante, que deve ser levado no dia do curso.

Em Serra Talhada, a carreta do Road Show ficará em frente ao Sassepe, na Rua Tiburtino Nogueira, Centro. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do site https://www.abgd.com.br/roadshow, que contém os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola.

Conscientizar sobre a energia renovável

O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de acesso remoto. “O Road Show tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta o presidente da ABGD, Guilherme Chrispim.

Para o Plano Nordeste Potência, um dos parceiros na ação da carreta-escola em Serra Talhada, a capacitação técnica é fundamental para que os postos de trabalho gerados na região pelo setor de energias renováveis sejam ocupados por mão de obra local, proporcionando uma transição energética justa e inclusiva. “A estimativa, baseada nas outorgas já concedidas aos Estados, é de que sejam gerados mais de 2 milhões de empregos no Nordeste nos próximos cinco anos, sendo 12,5% só para o Estado de Pernambuco”, diz a articuladora do Plano Nordeste Potência, Fabiana Couto.

Leia também

Planta de hidrogênio verde da Eletrobras é certificada

Engie adquire parques solares envolvendo R$ 3,4 bilhões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias