Suape leva 4 troféus no Prêmio Portos + Brasil 2023

Os prêmios foram entregues aos três primeiros lugares de cada uma das 10 categorias, que consideraram resultados financeiros, de movimentação e de boa gestão.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Márcio Guiot presidente de Suape
O ministro Márcio França entrega troféu a Márcio Guoit/ Foto: divulgação

O Porto de Suape foi o terminal portuário mais premiado no evento do Prêmio Portos +Brasil, na noite desta quarta-feira (09), em Brasília. A estatal pernambucana, ganhou quatro troféus concedidos pelo governo federal, em reconhecimento aos avanços conquistados em 2022. O evento, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), premia os atracadouros organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros que se destacaram em 2022.

O porto levou o primeiro lugar na categoria Movimentação de granéis líquidos; em segundo lugar no Crescimento da movimentação total dos portos públicos e na Execução de investimentos planejados; e em terceiro lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias – IGAP.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, e o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro, receberam as premiações numa solenidade que contou com a participação do ministro Márcio França; do secretário Nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico; do secretário-executivo do ministério, Roberto Gusmão; e de autoridades dos Poder Executivo, Legislativo (estadual e federal), e do segmento portuário.

Suape
Suape é um consolidado hub de veículos/Foto: Divulgação

“Os troféus são resultado da excelente estrutura oferecida por Suape e das boas práticas nos serviços ofertados por toda a comunidade portuária de Suape. Estamos muito orgulhosos pelas colocações, pois elas que são fruto de muito trabalho em equipe. Tudo realizado com planejamento estratégico e baseado em dados”, disse Marcio Guiot.

Suape: case bem sucedido

Ele informou que o porto tem investindo em inovação, trazendo novos conceitos e plataformas para o dia a dia de quem participa das operações. “A ideia é projetar o porto internacionalmente, fazendo com que a estatal seja um ‘case’ bem-sucedido de aplicação de transformação digital em gestão portuária”, ressalta Marcio Guiot.

Essa não é a primeira vez que Suape se destaca no evento. O porto já conquistou a liderança na categoria Execução de Investimentos Planejados, em 2021

Os prêmios foram entregues aos três primeiros lugares de cada uma das 10 categorias, que consideraram resultados financeiros, de movimentação e de boa gestão. Os dados foram informados pelas autoridades portuárias e/ou solicitados à Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Antaq e à Marinha do Brasil.

Balanço do 1T de 2023 de Suape

“Os resultados do primeiro semestre deste ano reforçam os bons ventos para o Porto de Suape. Além do crescimento de 5% na movimentação de cargas em relação a 2022, totalizando 12.176.011 toneladas, a Autoridade Portuária registrou 768 atracações de navios entre janeiro e junho deste ano, número 7% superior aos seis primeiros meses de 2022. Os números comprovam que estamos na direção certa para o crescimento exponencial do porto”, ressalta o diretor Nilson Monteiro.

De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado em julho deste ano, os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação semestral do Porto de Suape, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4.4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t). Suape também é um importante hub de veículos, tendo movimentando 56.932 em 2022, o que dá 88.457 toneladas.

Leia também:

O Ceará dá mais dois passos para consolidar o hub de hidrogênio verde

Fundos de Investimentos Climáticos vão apoiar projetos de hidrogênio verde em Pecém

Eólica e solar batem recordes de geração em julho

Qair Brasil importa equipamentos para uma planta piloto de hidrogênio verde para NE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias