O site Movimento Econômico venceu o Prêmio BNB de Jornalismo, nesta quinta-feira (27/07), em cerimônia realizada, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza. O prêmio conquistado é oriundo de uma série de reportagens Montadora da Jeep: o Salto na Economia de Pernambuco assinada pela editora e fundadora do Movimento Econômico, Patrícia Raposo, e pela jornalista Ângela Fernanda Belfort. Os textos falam sobre o impacto econômico que a implantação da fábrica da Jeep provocou na economia de Pernambuco como um todo baseada num estudo feito pela Consultoria Ceplan.
“Nosso foco é economia e negócio com o propósito de mostrar não o que acontece com a economia em Pernambuco, mas na economia no Nordeste. O Nordeste tem um grande potencial como nós vimos aqui e a grande inspiração veio da professora Tânia Bacelar, que infelizmente não está aqui, mas eu compartilho esse prêmio não só com Ângela, mas também com ela, que foi uma grande estimuladora. Tânia Bacelar diz que precisamos divulgar o Nordeste, mostrar o que acontece aqui porque as pessoas não sabem o que tem aqui na Região. Também porque justamente a Ceplan, que é a consultoria dela, que nos deu matéria-prima para esta reportagem. Foi um estudo da Ceplan sobre o impacto dessa montadora, a Jeep, em Pernambuco e na Paraíba que nos estimulou a fazer esse trabalho”, comentou Patrícia Raposo, logo depois de receber a premiação. O prêmio foi entregue pelo assessor de imprensa da presidência do BNB, Eduardo Machado.
“É muito especial esta premiação do Movimento Econômico, um veículo relativamente novo, num Estado que tem veículos com tradição de ganhar prêmios regionais e nacionais. E a premiação do BNB reconheceu veículos que estão desenhando um novo caminho, o que é muito importante para o futuro do jornalismo”, afirmou a jornalista Angela Fernanda Belfort.
A primeira matéria da série foi intitulada “Com montadora da Stellantis, economia de Pernambuco é alçada a outro patamar“, mostrando o impacto econômico que a implantação do empreendimento provocou no Estado ao mudar a pauta de exportações, gerar mais emprego em Goiana e nas cidades do entorno, além de um maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) destas cidades que apresentaram uma média de aumento do PIB maior do que as demais da Região Metropolitana do Recife.
Com o título de Polo Automotivo faz Goiana saltar nove posições no ranking do PIB de Pernambuco, a segunda matéria traz o impacto do empreendimento na cidade de Goiana, que tinha uma participação de 0,93% do PIB pernambucano em 2010 e passou para 5,17% em 2019. A matéria cita também que isso trouxe reflexos em vários pequenos negócios da cidade, como hotéis, restaurantes, entre outros citados.
A terceira e última reportagem recebeu o título de “Stellantis e Moura colocam Pernambuco no protagonismo do carro elétrico“, mostrando um cenário que pode ser construído pelas duas empresas num futuro comum em torno do veículo eletrificado e as transformações que isso vai trazer. As duas empresas já foram parceiras no desenvolvimento dos carros a alcool.
Concorreram nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 que retratem ações e projetos situados na área de atuação do BNB, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. Foram premiados 18 trabalhos jornalísticos profissionais e um trabalho universitário numa cerimônia realizada na noite desta quinta-feira na sede do BNB em Fortaleza, finalizando as as atividades do 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.
Leia também:
Movimento Econômico está disputa final do Prêmio BNB de Jornalismo 2023