A Agência Condepe/Fidem vai ser presidida pelo analista de sistemas Jaime Prado, que já exerceu diversos cargos públicos. Ele afirmou que uma das prioridades da sua gestão será “fortalecer a governança metropolitana do Grande Recife, dar apoio aos demais municípios e trabalhar os dados econômicos para planejamento”.
Fortalecer a governança metropolitana é muito importantes para as pessoas que moram no Grande Recife. Somente como exemplo: o serviço de transporte é metropolitano (passando por vários municípios). Outro exemplo são os táxis que prestam um serviço metropolitano, mas até hoje não podem iniciar uma corrida com passageiros fora do seu município, quando é praticamente impossível um táxi, do Grande Recife, que só circule por um município, como Olinda.
A gestão anterior do PSB chegou a tentar implementar um Fórum Metropolitano que iria discutir e deliberar sobre questões do Grande Recife, mas não ocorreram avanços significativos neste sentido. Além da citada mobilidade, outros serviços podem ser impactados por uma governança metropolitana como os resíduos sólidos, os sistemas de drenagem, entre outros. “Há momentos em que não se sabe se sabe onde é Olinda, Jaboatão ou Recife. O que estamos propondo é uma ação articulada, respeitando as atribuições de cada um dos gestores destes municípios”, comenta Jaime.
Ele deve assumir a presidência do Condepe/Fidem na próxima segunda-feira (05). Nesta quarta-feira (31), Jaime se reuniu com a equipe técnica para falar das prioridades de sua gestão, incluindo a melhoria e fortalecimento da instituição, que é foco de atenção especial por parte da vice-governadora, Priscila Krause, segundo informações da assessoria da Condepe/Fidem.
A Condepe/Fidem também tem uma equipe especializada em levantar informações que são usadas em conjunto com o IBGE para apurar números como o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), que mostra como está se comportando a economia estadual.
Leia também:
Senado fará diligência no Recife para acompanhar situação do metrô
Humberto leva discussão sobre o metrô do Recife ao Senado
Dani Portela protocola emenda para garantir distribuição de absorventes a pessoas trans e intersexo
Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife disputam Centro da Pessoa Idosa
Crise? Lula, o Congresso, as ministras e o mercado