Recife vai sediar I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email



Recife vai sediar o I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva, que acontecerá de 09 a 12 de maio de 2023, em diversos espaços da cidade. O evento reunirá especialistas em urbanismo social de diversas regiões do país, lideranças populares, gestores públicos e trabalhadores de órgãos do terceiro setor, consultorias, negócios sociais, dentre outros. Durante o evento, serão discutidos temas relevantes para o urbanismo social no Brasil, como a existência de problemas relacionados ao déficit habitacional, as altas taxas de violência urbana nas cidades brasileiras, a questão da violência de gênero e contra a população LGBTQIA+, o racismo e a desigualdade de acesso a serviços básicos e oportunidades que as urbes podem e devem oferecer, inclusive numa dimensão subjetiva da vida social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.even3.com.br/encontro-brasileiro-de-urbanismo-social/.

Entre os nomes confirmados para o encontro estão Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia, Sérgio Fajardo, ex-prefeito de Medellín, Carmen Silva, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de São Paulo (MTST/SP), Katia Mello, copresidente da Diagonal, Aline Cardoso, secretária de Trabalho e Qualificação de São Paulo, Gustavo Leal, especialistas em Segurança Cidadã do PNUD/Uruguai, Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper/SP, Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e de Paula Mariano, subsecretária de Integração Social e Habitat do Instituto de Habitação do Ministério do Desenvolvimento da Argentina.

Sérgio Fajardo, ex-prefeito de Medellín, Colômbia

A iniciativa tem como objetivo disseminar o conceito do urbanismo social, reunindo os diversos agentes produtores do espaço público para fortalecer o debate e as agendas em torno da construção de uma sociedade socialmente justa, discutindo experiências exitosas ou não. “O I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social surge da necessidade de, a partir da atuação comprometida com agendas urbanas, atingir a redução das desigualdades a partir dos conceitos do Urbanismo Social, que é considerado uma ferramenta de transformação territorial”, afirma Paulo Moraes, coordenador da Rede Brasileira de Urbanismo Social e um dos organizadores do encontro.

O I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social será realizado no Recife em função de a cidade ser um espaço de iniciativas do poder público, de organizações do terceiro setor e da sociedade civil, balizadas pelos princípios do urbanismo social como estratégia de redução das desigualdades sociais nos seus territórios.

“Estamos muito empolgados com a realização deste encontro, que trará discussões importantes sobre o urbanismo social no Brasil. É fundamental debatermos as desigualdades sociais existentes em nossas cidades e trabalharmos juntos para reduzi-las. Esperamos receber muitas pessoas engajadas nessa causa”, comenta Letícia Canonico, coordenadora da Rede Brasileira de Urbanismo Social e analista de projetos sociais da Diagonal.

“O urbanismo social tem se mostrado uma importante estratégia para a redução das desigualdades sociais nos territórios urbanos. É importante que gestores públicos discutam soluções possíveis para os problemas urbanos que afetam a maioria da população brasileira”, destaca Denis Pacheco, coordenador da Rede Brasileira de Urbanismo Social e um dos organizadores do encontro.

O I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva está sendo realizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Social e pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). O Encontro recebe ainda o patrocínio da Prefeitura do Recife, Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, Viana & Moura e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia

Programação

09/05/2023 – às 18h30 Local: Auditório do Museu do Cais do Sertão – Palestra de Abertura com Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia

10/05/2023 – 09h00 às 12h00 Local: Auditório G1/G2 UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco Mesas Temáticas

10/05/2023 – 14h00 às 18h00 Oficinas temáticas Local: Recife Antigo (espaços diversos)

11/05/2023 – 09h00 às 18h00 Local: Auditório G1/G2 UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco Mesas Temáticas

12/05/2023 – 09h00 às 12h00 Local: Visitas aos territórios – Compaz Governador Eduardo Campos; Ilha de Deus; Porto Digital, Comunidade do Pilar, Morro da Conceição.

Serviço


O que: I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva
Quando: 09 a 12 de maio de 2023
Onde: no Recife (PE), em diversos espaços da cidade
Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/encontro-brasileiro-de-urbanismo-social/

Leia também:
Sebrae lança programa para impulsionar startups
Vereadores repercutem aprovação de empréstimos de recursos para o Recife
Comissão do Senado chega a Pernambuco para discutir futuro da Hemobrás
Raquel Lyra faz giro pelo interior visitando e entregando obras
João Campos e senadores acompanham aprovação de R$ 2 bi para o Recife em comissão do Senado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias