- Publicidade -

Porto do Recife vai se integrar a Suape e executivos devem assumir Adepe e Copergás

Indicação para as empresas de economia mista vai seguir os mesmos tramites de Suape, ou seja, empresa de recrutamento vai indicar um executivo.
Patricia Raposo
Patricia Raposo
De Recife CEO do Movimento Econômico [email protected]
- Publicidade -
Copergás: novo presidente deve vir do mercado/Foto: divulgação

Após comunicar a indicação de um novo presidente para o Complexo Portuário Industrial de Suape, o Governo Raquel Lyra prossegue com as mudanças nas outras empresas que são estratégicas para a economia do Estado. A integração do Porto de Recife ao de Suape e a indicação de novos presidentes para a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e para a Companhia Pernambucana da Gás (Copergás) são esperadas nos próximos dias.

E nos dois últimos casos, o processo de indicação vai seguir os mesmos tramites de Suape, ou seja, uma empresa de recrutamento vai indicar um executivo de mercado para assumir o comando das empresas de economia mista. “Em nenhum momento usamos a origem como critério. Sabemos que há bons quadros aqui em Pernambuco, mas a escolha de Márcio Guiot (um carioca) para Suape foi uma feliz coincidência. Demos sorte de encontrá-lo num momento da carreira que faz sentido assumir Suape”, explicou o secretário Guilherme Cavalcanti.

Porto do Recife, acima, deve se integrar ao de Suape/foto: divulgação

Recife se agrega a Suape

O secretário disse, porém, que no Porto do Recife, o processo de escolha do presidente será diferente. Guilherme Cavalcanti revelou que o terminal já teve seu Conselho de Administração (Consad) alterado, mas o gestor só será escolhido depois que se definir um novo modelo de operação.

“O terminal do Recife tem desafios específicos ligados à sua sustentabilidade. Ele terá um novo papel e isso vai passar por uma gestão compartilhada com Suape”, adiantou  Cavalcanti ao Movimento Econômico. Desta forma, o governo Raquel Lyra vai na mesma direção de vários especialistas, que defendem que o Porto do Recife seja integrado a Suape e funcione com um porto de apoio.

Nos últimos anos, a gestão do terminal portuário do Recife foi prejudicada pelo uso politico do cargo de presidente. Foram várias mudanças de comando sem que tenha havido um trabalho de gestão continuada e um projeto estruturador para o porto.

Adepe e Copergás

Os novos gestores da Adepe e da Copergás ainda não foram definidos, o que deve ocorrer nos próximos dias. Na Adepe, os funcionários aguardavam para esta terça-feira (31) uma reunião do Conselho de Administração (Consad). O secretário, porém, disse que a reunião convocada é da Assembleia Geral. Com isso, cresce a expectativa dos que estão cotados para deixar a Adepe.

Porto de Suape: mudanças em curso/Foto: divulgação Suape

O Consad da Copergás deve se reunir em meados de fevereiro. Até lá, o governo poderá escolher com calma os nomes indicados pela empresa de recrutamento. Assim, Roberto de Abreu e Lima e André Campos ainda se mantêm na presidência da Adepe e Copergás, respectivamente.

E nesta quarta-feira (1º), o Consad de Suape tem reunião agendada. O Conselho é formado por pessoas indicadas pela gestão Paulo Câmara, mas é certo que aprove o nome de Márcio Guiot. O Consad de Suape deve ser destituído em abril, quando novos membros indicados pelo governo Raquel Lyra tomarão posse. Mudanças semelhantes vão ocorrer nos Conselhos da Adepe e da Copergás nos próximos dias.

Leia também:

Márcio Guiot é indicado para presidência do Porto de Suape

Com currículo vasto, Márcio Guiot é recebido com entusiasmo para comandar Suape

Grupo João Santos recupera Fábrica de Cimentos Itaguassu Nassau e diz que usará ativo para saldar dívidas

Sindicatos pedem atuação do Ministério do Trabalho na crise das Lojas Americanas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -