Equipes de transição de Pernambuco discutem carnaval 2023

As festas de carnaval foram suspensas em Pernambuco há dois anos, com o início da pandemia do novo coronavírus
transição discute carnaval de PE
Equipes do futuro e atual governo conversaram sobre a retomada da realização do carnaval em PE. Foto: Sarah Leonel

A equipe de transição da governadora eleita, Raquel Lyra, reuniu-se nesta terça-feira (13) com o grupo de trabalho da gestão de Paulo Câmara para tratar do Carnaval 2023. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Na ocasião, foram apresentados números, dados e as ações que estão sendo executadas nas áreas de cultura, segurança, saúde e planejamento para a realização desta que é o maior evento cultural de rua do estado.

As festas de carnaval foram suspensas em Pernambuco em 2021 e em 2022, por causa da pandemia da covid-19. “O Carnaval de Pernambuco, seja na capital, com o Galo da Madrugada; em Olinda ou no interior, tem grande dimensão na cultura do nosso estado e no mundo todo. A reunião aconteceu 95 dias antes do Carnaval do próximo ano, para que a gente possa se preparar para o tamanho do desafio de uma das nossas maiores festas populares, que é prioridade no nosso grupo de trabalho. Recebemos alguns dados e informações e vamos aprofundar a análise para a nossa tomada de decisões”, afirmou Priscila Krause (Cidadania), vice-governadora eleita e coordenadora da transição do governo.

O tema “saúde”, no período de carnaval, foi um ponto central do encontro. “É uma área muito importante para o evento, onde há necessidade de todo um reforço nos hospitais e nas UPAs, para que a gente possa garantir um atendimento de qualidade e rápido para o folião que venha passar o Carnaval aqui em Pernambuco”, explicou Krause.

Representando a pasta de cultura do atual governo, estiveram presentes o secretário Oscar Barreto e o diretor-presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa, que aproveitaram a reunião para informar que está previsto o valor de R$ 6 milhões no orçamento da cultura para 2023, assegurado pela Lei Orçamentária Anual (LOA). Já o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, destacou que o carnaval tem início em janeiro, com as prévias carnavalescas, e aproveitou a ocasião para apresentar o planejamento preparado pela pasta de segurança pública.

Leia também: Raquel Lyra tem primeira reunião com lideranças da Caixa em Pernambuco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -