
*Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta segunda-feira (1º) que o edital de licitação da Transnordestina será publicado em outubro. A declaração foi feita durante a abertura do Fórum Nordeste 2025, no Recife, diante de autoridades políticas e empresariais da região. O projeto contempla a reinclusão do trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, que havia sido retirado do traçado original da ferrovia no governo anterior.
“Em outubro, vamos lançar o edital”, afirmou o ministro. “Quando licitarmos o trecho pernambucano da Transnordestina, eu quero voltar aqui para dar a ordem de serviço e para dizer ao povo pernambucano que a Transnordestina voltou no Nordeste, mas voltou em Pernambuco também. Esse será um grande incentivo ao desenvolvimento do Estado”, declarou.
A declaração de Renan Filho foi feita após uma provocação do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, que, em seu discurso, afirmou que “perpetraram uma violência” contra Pernambuco, ao retirar o trecho de pernambucano da ferrovia.
“A gente deseja que o ministro Renan deixe esse negócio muito bem encaminhado para que a governadora possa contar com esse instrumento, que não é uma apenas uma ferrovia, é um eixo de desenvolvimento que leva e traz o desenvolvimento. Traz o grão que leva os insumos, que leva o fertilizante, que leva o defensivo e foi uma das grandes injustiças da República, esse trecho chegar, como vai chegar, antes em Pecém do que em Suape”, colocou o empresário Eduardo Monteiro. Em seu discurso,
Segundo Renan Filho, a retomada do trecho de Pernambuco foi um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O projeto executivo já está concluído, e a ordem de serviço deverá ser emitida logo após a publicação do edital.
“Não há estratégia de desenvolvimento para o Nordeste que exclua Pernambuco. E isso ficará consignado”, acrescentou o ministro.
Governadora desta a luta pela ferrovia
A notícia de que o edital de licitação da Transnordestina será publicado em outubro foi celebrado pelos políticos pernambucanos. A governadora Raquel Lyra disse que não foi fácil a retomada do trecho pernambucano da obra.
“Foi luta, viu? Não pense que foi por acaso, não. Pernambuco estava riscado do mapa. Foi muita luta para conseguir colocar de volta esses investimentos. Houve a decisão política do presidente Lula de garantir algo que era diferencial, como disse o ministro, não só para fechar a conta de uma empresa, mas como estratégia de desenvolvimento do Nordeste brasileiro. E a Transnordestina, depois de terem me dito muito de que desistisse, tá colocada aí. Vai ser retomada a obra, podendo acontecer, se Deus permitir, ainda este ano”, celebrou a governadora.
O senador Humberto Costa, por sua vez, lembrou que o trecho que ligava até Suape foi retirado do traçado original pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, por intermédio do ministro e hoje governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, colocado como pré-candidato a presidente da República. “O governo Lula está tentando consertar esse erro, esse equívoco e esse problema para Pernambuco, fazendo a licitação para execução direta por parte do governo federal. Muito provavelmente ainda neste nós teremos o início da obra da retomada desse ramal”, destacou Humberto.
Também senadora por Pernambuco, Teresa Leitão afirmou que desde o início da sua gestão, o presidente Lula tem se dedicado a recolocar o estado de volta ao traçado da ferrovia. “Desde lá que nós estamos buscando alternativas, mostrando a necessidade, mostrando a injustiça que foi praticada pelo governo passado. A retomada dessa obra e o anúncio que foi feito pelo ministro Renan, foi muito bom. Em outubro teremos a licitação publicada e, logo em seguida, a ordem de serviço será dada”, afirmou Teresa.
Transnordestina abrange 1.753 km e liga Suape a áreas produtoras
A ferrovia Transnordestina é um projeto de infraestrutura com aproximadamente 1.753 km de extensão, conectando Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O trecho entre Salgueiro e Suape, com cerca de 544 km, foi excluído do projeto em 2022, sendo devolvido à União. Cerca de 190 km já estão construídos, especialmente entre Salgueiro e Custódia.
Com a reinclusão confirmada, o governo federal busca viabilizar a conclusão do ramal pernambucano, integrando a produção do interior do estado à malha nacional e ao corredor logístico exportador via Suape.
A malha ferroviária ativa em Pernambuco é atualmente de apenas 91 km, o que representa menos de 3% da matriz de transporte de cargas do estado. A retomada da Transnordestina visa elevar a participação do modal ferroviário e reduzir custos logísticos, especialmente nos setores agrícola, mineral e sucroenergético.
Investimentos federais e estrutura logística complementar
Em julho, o Ministério dos Transportes anunciou R$ 1,4 bilhão em novos investimentos para a ferrovia, sendo R$ 600 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e R$ 816 milhões do Finor.
Além disso, estudos logísticos avaliam a implantação de dois portos secos no trecho pernambucano: um em Salgueiro (Sertão Central) e outro em Altinho ou Agrestina (Agreste Central). Esses entrepostos aduaneiros permitirão armazenagem e despacho de mercadorias no interior, otimizando a operação da ferrovia e atraindo novos empreendimentos industriais para as regiões atendidas.

Seminário debate a Transnordestina
A questão da ferrovia vem sendo debatida desde o início de agosto por meio de uma parceria entre o Movimento Econômico e a Sudene. O Seminário Conexões Transnordestina promove uma série de encontros em diversas cidades-chave ao longo da ferrovia Transnordestina para debater os impactos econômicos e logísticos da ferrovia, em especial do ramal ferroviário Salgueiro-Suape e seus futuros desdobramentos, como o ramal Salgueiro-Petrolina.
O objetivo principal é fomentar o debate entre empresários, técnicos, economistas, estudantes e representantes da sociedade civil sobre o andamento das obras, além de ouvir demandas e sugestões dos setores produtivos locais. A ferrovia, que é vista como um vetor essencial para o desenvolvimento regional, facilitará o escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, conectando o interior ao Porto de Suape e ampliando a competitividade econômica de Pernambuco e do Nordeste.
O seminário também discute temas importantes como a criação de um Porto Seco para operações logísticas integradas no interior, as soluções de transporte de gás liquefeito pela ferrovia, e a integração com a hidrovia do Rio São Francisco. O Ramal Petrolina-Salgueiro, cuja construção foi iniciada na década de 1990 e posteriormente paralisada, está sendo reativado com estudos de previsões que devem ser concluídos até 2026, com previsão de investimentos e conclusão até 2029.
A iniciativa visa transformar Pernambuco em um eixo logístico estratégico, fortalecendo múltiplos setores produtivos da região como fruticultura, avicultura, mineração e combustível, com impacto positivo na economia local e na integração do Nordeste. O seminário já foi realizado em Salgueiro, Petrolina e Araripina. O próximo será em Belo Jardim e, depois, em Caruaru, São Bento do Una e Recife, promovendo articulação entre diversos atores locais.
Anúncio foi feito no Fórum Nordeste 2025
A confirmação do edital foi feita durante o Fórum Nordeste 2025, realizado pelo Grupo EQM, no Mirante do Paço, no Recife. O evento reuniu autoridades como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito do Recife, João Campos, além de ministros, parlamentares e representantes do setor produtivo.
O Fórum teve como tema central o papel do Nordeste na transição energética e na inovação em infraestrutura, com painéis voltados para energias renováveis, biocombustíveis e sustentabilidade industrial.
O evento contou com o patrocínio do Banco do Nordeste, Suape, FMC, Sudene, Copergás e Neoenergia; apoio institucional do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fertine e NovaBio; e apoio técnico do Sindaçúcar-PE.
Leia mais: Transnordestina: trecho em PE pode ganhar dois portos secos










