As presidências da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deverão ser ocupadas por membros do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco. A expectativa é que o anúncio oficial seja feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), logo após o período carnavalesco.
O presidente estadual do partido, Doriel Barros, afirmou em entrevista ao Movimento Econômico que as negociações estão caminhando para que a Codevasf fique sob o comando de Edilázio Wanderley, e a Sudene seja presidida por Diego Pessoa.
Doriel disse que o Governo Federal assumiu o compromisso de contemplar o diretório com as indicações, visto que a sigla desistiu de lançar candidatura ao Governo do Estado para firmar uma aliança importante para a eleição de Lula à presidência. A informação da escolha de Diego Pessoa também foi confirmada ao ME por uma fonte ligada ao partido, que não deseja ter seu nome revelado.
Também em reserva, outro nome muito forte dentro no PT em Brasília revela que o argumento de que o PT abdicou de espaços em ministérios, para contemplar outros partidos que devem compor a base aliada do presidente Lula, pesou na definição dos nomes dos pernambucanos.
Disputa entre partidos
Além do PT, outros partidos aliados ao governo do presidente, como o Solidariedade, União Brasil e PSB, também entraram na disputa pela presidência da Codevasf e da Sudene.
A ex-deputada derrotada na eleição para governadora, Marília Arraes (SD) e o também ex-candidato ao governo, Danilo Cabral (PSB), ambos pernambucanos, e o deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil) são alguns dos políticos que desejam comandar esses espaços tão cobiçados.
Leia mais
Sudene libera recursos para três projetos de pesquisa e inovação em Alagoas
Adepe, Copergás e Porto do Recife
No âmbito estadual, Pernambuco ainda possui alguns postos muito disputados e sem definição acerca de quem ocupará os cargos de chefia.
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), o Porto do Recife e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) ainda aguardam as indicações de seus novos presidentes.
A decisão cabe à governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB-PE) e, até o momento, não há uma previsão precisa sobre quando os nomes serão anunciados.
Leia também:
Ladeiras de Olinda ganham novo perfume neste Carnaval
Bahia investe R$ 60 milhões e traz tecnologia para o Carnaval
Mitidieri aproveita visita de Lula para atrair apoio para obras do canal de Xingó
Lula visita obras de duplicação da BR-101 em Sergipe
A saída para Pernambuco passa pela ferrovia da Bemisa. Entenda a razão
Com refinaria, Porto de Pecém poderá ser ponto de reabastecimento de navios
Suape vai dar início ao abastecimento de navios em alto-mar por empresas privadas
Cade aprova aquisição de área do EAS pela APM Terminals, mas investigará stalking horse