FACEN lança podcast sobre Correspondente Jurídico

A prática do Correspondente Jurídico não é muito conhecida e os podcasts contribuem para dar amplitude ao trabalho.
Foto: Pixabay

FACEN lança série de Podcast sobre Correspondente Jurídico

Ferramenta funciona como uma biblioteca digital jurídica à disposição do aluno

- Publicidade -

A Escola de Direito da Faculdade Central do Recife (FACEN) está recorrendo a podcasts para chamar atenção de estudantes de Direito para a possibilidade de atuação como Correspondente Jurídico. A ferramenta vem sendo usada como nova forma de otimizar os estudos.

Qualquer pessoa formada em direito ou estudante da área pode ser um correspondente jurídico. A atuação é uma opção para quem ainda não é formado e deseja conseguir uma renda e aprender mais sobre o mercado.

A série inicial de podcast, disponível no Spotify, é ministrada pela professora Eneida Nascimento, advogada especializada em temáticas extrajudiciais e trata da atuação do estudante de Direito como Correspondente Jurídico.

- Publicidade -

A prática do Correspondente Jurídico não é muito conhecida e os podcasts contribuem para dar amplitude ao trabalho, que pode ser executado por alunos de Direito e advogados, a depender da necessidade de exigência do certificado legal da OAB.

Para Eneida Nascimento, a atuação do aluno como correspondente jurídico abre um leque de oportunidades de aprendizado em rede nacional, tendo inclusive sites que remuneram tanto os profissionais como os estudantes.

“O estudante pode atuar como preposto de uma audiência pública ou mesmo representar a empresa com uma procuração pública. Essas atividades, vale salientar, são permitidas para ações que não precisem da carteira da OAB”, lembra a docente.

Leia também:

Importadores pedem ajustes na volta da cobrança do FEEF – Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal

BID libera R$ 1,3 bilhão para obras de transformação urbana no Recife

Arco metropolitano da Grande João Pessoa tem licitação autorizada no valor de R$ 210 mi

Anatel faz testes para envio de mensagens com alerta de

Em geral, o mercado de trabalho para a Advocacia é muito amplo e pouco se tem conhecimento da função de correspondente jurídico. Que, ao contrário do que se imagina, não tem nada similar com um trabalho de despachante, por exemplo. É comum escritórios com atuação nacional, ou mesmo, internacional contratarem estudante de Direito como Correspondente Jurídico para lhes representar em uma audiência, tirar uma certidão pública in loco, fazer diligências, ou mesmo tarefas mais simples, como cópias de processos.

“É um ganho extra para o aluno que possui o diferencial de conhecimento das leis. Sem dúvida, a atuação agrega valor ao conhecimento deles, amplia a network para um futuro profissional”, opina a professora que também faz mentoria de jovens advogados.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -