Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

BNDES vai apoiar formação de 310 professores em 10 municípios

A Iniciativa apoiada pelo BNDES vai dar acesso a uma plataforma digital com curso para formar 40 mil educadores por ano.
Escola educação
Os municípios interessados em capacitar professores na iniciativa apoiada pelo BNDES devem se inscrever até 11 de novembro. /Foto: Pixabay

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Movimento Bem Maior (MBM), apoiará inicialmente a formação de 310 professores, gestores e técnicos de 100 escolas da rede pública sobre o tema educação inclusiva em dez municípios brasileiros. A iniciativa faz parte de uma operação aprovada pelo Banco a ser desenvolvida pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM). O projeto também prevê a produção de conteúdo pedagógico e dois cursos de educação sobre a temática em plataforma digital de acesso gratuito. A instituição bancária vai selecionar 10 municípios para participar da iniciativa.

Durante o segundo ano do projeto, após o curso de formação de educadores e registro das práticas nas escolas municipais, serão criados outros dois cursos de educação à distância (EAD), que também ficarão disponíveis na plataforma e contarão com atendimento aos educadores inscritos. A expectativa é que a formação alcance 40 mil educadores ao ano em país todo. No âmbito da iniciativa, estima-se que serão beneficiados ao todo cerca de 760 mil alunos do ensino fundamental até 2026.

O edital para a seleção dos dez municípios a serem apoiados foi lançado nesta segunda-feira (17) pelo IRM. Os municípios interessados em participar poderão se inscrever até 11 de novembro. Serão priorizados aqueles com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo e porcentagens mais elevadas de matrículas na modalidade de Educação Especial. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 13 de dezembro.

A ação totalizará R$ 5,98 milhões em investimentos e receberá apoio financeiro não reembolsável do BNDES de R$ 2,99 milhões com recursos do Fundo Socioambiental, além de R$ 2 milhões do MBM. A aliança entre as organizações se dá no âmbito de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em setembro de 2021 cujos eixos de atuação são empreendedorismo, inclusão produtiva e educação.

O curso de formação terá como objetivo articular o conhecimento teórico e prático em educação inclusiva, englobando diferentes dimensões como legislação, acessibilidades e desenho universal para aprendizagem, planejamento e estratégias pedagógicas inclusivas e uso de tecnologias digitais. A concepção da educação inclusiva corresponde ao direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. O cerne desta perspectiva trata sobre o direito à educação das pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, tendo em vista o histórico de privação da participação desse público nas escolas.

- Publicidade -

O percurso formativo terá um total de 120 horas e será composto por aulas semipresenciais e atividades no ambiente virtual de aprendizagem para elaboração e execução do projeto de intervenção local.

Cada município poderá inscrever até dez escolas neste curso de formação e cada uma delas indicará obrigatoriamente três profissionais: um professor de sala de aula comum, um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um gestor escolar. Serão oferecidas ainda vagas para um técnico de cada secretaria municipal de educação.

Serão ainda registradas e captadas em vídeo atividades práticas com estudantes em escolas de cinco dos dez municípios participantes. O material produzido ficará disponível gratuitamente na Plataforma Digital de Formação do IRM.

Essas atividades sistematizarão os aprendizados e experiências obtidas a partir das ações realizadas nas redes de ensino apoiadas, viabilizando sua utilização por outras escolas e contribuindo para a expansão nacional da formação e adoção da educação inclusiva nas redes públicas do país.  

O projeto prevê, por fim, o monitoramento da implementação das Políticas Municipais de Formação em Educação Inclusiva e a realização de pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações.

O edital para participação da seleção está disponível em rm.org.br/edital-alavancas-2022.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -