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Chuvas no Recife: comércio estima perda de 10% em vendas

Setores mais impactados pela ausência de clientes por causa das chuvas são os de papelaria, sapatos e roupas, informou a Fecomércio-PE
Chuvas em Recife
Com poucas pessoas circulando no Recife por causa das chuvas, comércio sentiu o impacto imediato. Foto: Davi Queiroz/Folha de Pernambuco

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Bernardo Peixoto, estimou que o comércio do Grande Recife deve vender 10% a menos do que no mesmo período do ano passado por causa das chuvas que ocorreram nos últimos dois dias na capital pernambucana e municípios vizinhos.

Segundo ele, os setores mais impactados são os de papelaria, sapatos e roupas. “As chuvas paralisaram todo o Grande Recife. As pessoas saem menos de casa e muitas lojas nem abriram. Os funcionários só chegam metade e os que chegam não tem pra quem vender”, comentou.

Em razão das chuvas intensas, diversas vias foram interditadas. A Prefeitura do Recife divulgou nota recomendando que as pessoas evitem sair de casa. As aulas, atividades de cultura, turismo e lazer, assim como outras atividades e atendimentos não essenciais foram suspensos.

“Devido à intensidade das chuvas, as aulas presenciais nas escolas, creches e unidades de ensino da rede municipal foram suspensas nos turnos da tarde e da noite. Recomendamos que as escolas e faculdades particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida”, disse a Prefeitura do Recife em rede social.

Chuvas fortes e cortes de energia

Além dos alagamentos, alguns bairros do Recife ficaram sem energia nesta quinta-feira (5), como Santo Amaro e Recife Antigo, na capital; e Bairro Novo, em Olinda. Em decorrência das fortes chuvas no Grande Recife, associadas a ventos de maior intensidade, a Neoenergia Pernambuco registrou elevação no número de chamados nas regiões.

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A Neoenergia Pernambuco informou, em nota, que “as ocorrências são pontuais, a maioria relacionada a incidência de raios e interferência de objetos na rede elétrica. Desde a madrugada, a empresa triplicou o número de equipes de prontidão e está atuando no restabelecimento do fornecimento de energia nas localidades afetadas. Em razão dos alagamentos, as equipes encontram dificuldades de deslocamento e acesso às ocorrências, o que pode comprometer o tempo de atendimento”.

Ainda de acordo com a distribuidora pernambucana, ao informar uma eventual falta de energia, deve-se informar o número do Código do Cliente para agilizar o atendimento. A Neoenergia disponibiliza canais digitais de atendimento como WhatsApp (3217-6990), aplicativo e Agência Virtual no site www.neoenergia.com/pernambuco, além do teleatendimento 116.

Leia mais: Chuvas causam alagamentos e colocam Recife e Maceió em estado de alerta

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