Réveillon 2024: os serviços e a festa no Recife

A Prefeitura do Recife vai descentralizar as comemorações da virada, promovendo três dias de festa em quatro polos por toda a cidade, para celebrar o Réveillon 2024. São eles o polo Pina, o Ibura, a Lagoa do Araçá e o Morro da Conceição. Ao longo da sexta (29/12), sábado (30/12) e domingo (31/12) os polos […]
Em sete pontos da cidade, turistas e munícipes poderão saudar a virada com queimas de fogos no Pina, Boa Viagem (Acaiaca), Rua da Aurora, Graças, Lagoa do Araçá, Morro da Conceição e Ibura. Foto: Prefeitura do Recife
Em sete pontos da cidade, turistas e munícipes poderão saudar a virada com queimas de fogos no Pina, Boa Viagem (Acaiaca), Rua da Aurora, Graças, Lagoa do Araçá, Morro da Conceição e Ibura. Foto: Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife vai descentralizar as comemorações da virada, promovendo três dias de festa em quatro polos por toda a cidade, para celebrar o Réveillon 2024. São eles o polo Pina, o Ibura, a Lagoa do Araçá e o Morro da Conceição. Ao longo da sexta (29/12), sábado (30/12) e domingo (31/12) os polos receberão 60 shows das mais diversas sonoridades para saudar 2024.

Gratuita e aberta ao público, a programação celebrará a diversidade da música que embala e assegura identidade cultural ao Recife, contemplando desde o brega até o samba, espalhando ainda os acordes ancestrais do frevo e projetando as vozes que anunciam o futuro da música recifense. Para conferir os festejos, entretanto, a população deve estar atenta ao que pode ser levado aos pontos de festas, bem como as dicas para evitar as retenções de trânsito. Efetivos da Guarda Municipal e da CTTU, além de agentes de controle urbano se farão presentes para orientar a população.

No céu, o espetáculo também será grandioso. Em sete pontos da cidade, turistas e munícipes poderão saudar a virada com queimas de fogos no Pina, Boa Viagem (Acaiaca), Rua da Aurora, Graças, Lagoa do Araçá, Morro da Conceição e Ibura. As queimas de fogos silenciosos variam entre 5 e 15 minutos. No polo Pina, haverá também shows de drones de dez minutos na sexta, abertura do evento, de 22h20 às 22h30. Confira abaixo os serviços e a programação dos polos.

- Publicidade -

O Centro de Operações do Recife (COP) estará mobilizado com sua central de videomonitoramento em pontos estratégicos da festa. A medida auxiliará o COP no trabalho de coordenação e monitoramento de todas as equipes da gestão municipal que estarão lançadas nas ruas, verificando, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas com durante todos os festejos.

De olho na mobilidade pra quem vai participar da festa, a dica sempre é procurar evitar os congestionamentos. Serviços de táxi e Uber estarão fazendo embarque e desembarque nas imediações. Táxis terão ponto na Avenida Antônio de Góes e os transportes de aplicativo na Rua Manoel Coriolano, ao lado do empresarial ITC. Os shoppings Rio Mar e Tacaruna também estão oferecendo à população a modalidade do Expresso Réveillon. No caso dos shoppings Rio Mar e Tacaruna o transporte é oferecido a partir das 18h nos dias 29, 30 e 31, além da volta no dia 01/01 com valores de ida e volta a R$ 12,00 e R$ 15,00 respectivamente (vide serviço).

Abertura da Virada Recife 2024 vai contar com show de drones

A Virada Recife 2024, na Orla do Pina, reserva mais uma novidade para o público além dos já anunciados três dias de festa com atrações nacionais e locais. No dia da abertura do grande réveillon do Recife, marcada para a próxima sexta-feira (29), o público presente à praia poderá acompanhar um show especial de drones colorindo o céu, que irá surpreender a todos com um espetáculo de luzes e sincronização, proporcionando uma experiência única.

Os drones irão fazer a decolagem da faixa de areia da Praia do Pina, por volta das 22h20, logo após a apresentação da cantora Letícia Bastos. Durante cerca de 10 minutos, o céu da praia do Pina será enfeitado com imagens que destaquem e valorizem a nossa cultura, as nossas raízes. A exibição vai contar com 100 drones de alta luminosidade em full led RGB. Os equipamentos vão formar uma sequência de imagens, a 120 metros de altura e com até 200 metros lineares.

- Publicidade -

Shows de fogos de artifício irão iluminar céus da cidade em sete pontos na virada


O ano de 2024 será recepcionado com a tradicional queima de fogos no Recife. Este ano, com novidade: o Parque das Graças e a Rua da Aurora estarão entre os palcos principais do show de luzes e cores, que já contam, tradicionalmente, com o Pina e o Acaiaca, na orla da Zona Sul. Nesses polos principais, o espetáculo terá duração de 15 minutos.

No Pina e em Boa Viagem, as apresentações também serão acompanhadas por um jogo de luzes, com raio laser, que será projetado a partir das balsas no polo praia. Cada uma delas ainda contará com uma haste, medindo 15 metros de altura, de onde também serão disparados artefatos pirotécnicos com design especial, acrescentando mais encanto e emoção ao show. Na Rua da Aurora e nas Graças, o céu será pintado com exibição de fogos com efeito de cometa colorido. No último ponto, inclusive, está planejada a exibição de uma projeção de laser no manguezal.

Este ano, o espetáculo de cores, brilho e diferentes formatos terá como temática “Recife é Pra Ficar”, e será proporcionado por 20 toneladas de fogos, que serão acionados remotamente, via satélite. Esse sistema vai permitir a sincronização do show em todos os polos, seja no mar ou em terra. A expectativa é proporcionar um grande balé no céu do Recife, com disparos dos fogos variando entre 400 e 800 por minuto, disparado a partir das balsas, que estarão posicionadas a uma distância de 600 metros da orla. Nas Graças, o ponto alto da festa será nas imediações do Parque. Na Aurora, o céu será iluminado a partir do Cais da Aurora, na altura do Obelisco do Milênio.

“O show de fogos é uma das tradições mais populares no mundo para marcar e celebrar a chegada do ano novo. Os recifenses e os turistas, que escolheram a nossa cidade para passar o réveillon, vão se surpreender com o espetáculo que a Prefeitura do Recife está preparando para a Virada 2024. Será uma linda exibição de efeitos visuais que vai abrilhantar o céu na praia e nos bairros”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho.

O espetáculo está garantido, todavia, respeitando as normas estabelecidas pela legislação vigente na cidade. Portanto, a queima de fogos será silenciosa, com toda segurança, responsabilidade e respeito.

Show descentralizado

Além da praia, o espetáculo pirotécnico também poderá ser conferido nos outros três polos da festa da virada. Foto: Prefeitura do Recife

Além da praia, o espetáculo pirotécnico também poderá ser conferido nos outros três polos da festa da virada. A Prefeitura do Recife organizou para que o Ibura, a Lagoa do Araçá e o Morro da Conceição também estejam prontos para receber a festa e começar um novo ano com o céu iluminado. Nesses polos, a exibição está planejada para durar 5 minutos.

No Ibura, a queima de fogos vai acontecer nas proximidades da Escola Municipal Carlucio Castanha, na Avenida Pernambuco S/N; já na Lagoa do Araçá, a festa poderá ser assistida no Píer do Araçá, na Rua Engenheiro B. Cavalcanti, 630. Quem estiver na Zona Norte, o show de cores no Morro da Conceição vai ocorrer na Rua do Morro da Conceição S/N.

GUARDA MUNICIPAL

Nos locais, os agentes irão auxiliar e orientar a população acerca de locais de serviços de táxi, ônibus e atendimentos médicos, além apoiar as ações da Secretaria Executiva de Controle Urbano acerca de itens permitidos e proibidos nos focos, entre outras atividades. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), irá lançar um efetivo de 1.150 agentes nos quatro polos ao longo dos três dias. Nos locais, os agentes irão auxiliar e orientar a população acerca de locais de serviços de táxi, ônibus e atendimentos médicos, além apoiar as ações da Secretaria Executiva de Controle Urbano acerca de itens permitidos e proibidos nos focos, entre outras atividades. Em Boa Viagem, haverá seis pontos de bloqueio: avenida Brasília Formosa (altura do antigo restaurante Biruta); rua Bem te Vi; av. Antônio de Góes (JCPM); av. Herculano Bandeira (Polo Pina); av. Boa Viagem (posto BR) e nos quatro acessos à arena de shows.

A Central de Operações e Monitoramento também vai fornecer suporte técnico e operacional por meio de videomonitoramento, com uso de câmeras localizadas no perímetro da orla do Pina e Polos Descentralizados. Além do emprego de efetivo em pontos estratégicos do evento, serão utilizadas 16 câmeras do tipo fixas e “dome” na Orla de Boa Viagem. Serão mobilizadas 10 viaturas operacionais, com 30 agentes em cada dia de evento, além de sete patrulhas volantes a pé e cinco motopatrulhas. No total, 730 agentes/lançamentos, somando o efetivo extra, estarão atuando no Polo Pina durante os três dias de festa.

CONTROLE URBANO
Com proximidade do maior réveillon da história do Recife, confira o que é proibido e permitido no espaço dos shows e na orla:

Prefeitura do Recife monta esquema para garantir acessibilidade e mobilidade para a população que vai prestigiar a festa inédita

A maior festa de réveillon já realizada no Recife – com apresentações nos dias 29, 30 e 31 na Praia do Pina – terá um esquema especial para garantir acessibilidade ao público. Através da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), a Prefeitura do Recife estabeleceu um perímetro de 150 metros da área dos shows para que não haja qualquer tipo de instalação como comércio informal e ambulantes. A medida visa garantir mobilidade e acessibilidade para a população que vai prestigiar o evento.

Serão instaladas 12 barreiras, definidas pela Secon, Guarda Municipal do Recife e Polícia Militar, para que instalações irregulares não atrapalhem o fluxo de pessoas para os shows. “É importante frisar que, além dessa fiscalização por parte do poder público, haverá revista por parte da organização do evento, que não permitirá coolers na área dos shows, por exemplo. O objetivo é evitar a entrada de recipientes de vidro, entre outras coisas que possam ser prejudiciais à festa”, explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

A fiscalização estará presente em todos os oito quilômetros da orla – especialmente na noite do dia 31. Então é preciso que a população esteja atenta ao que é permitido e proibido. As pessoas poderão levar coolers (apenas dentro da área de shows é que serão proibidos), desde que se lembrem para evitar vasilhames de vidro, que podem se transformar em armas durante eventuais tumultos. Cadeiras também são permitidas, especialmente quando se trata de dar conforto às pessoas idosas e com mobilidade restrita. “O que a gente pede é sempre bom senso por parte das pessoas – não levar nada que possa se configurar como privatização do espaço público ou que termine restringindo a mobilidade de uma forma geral”, explica Marta Lima. Nessa categoria estão tendas, ombrelones e outras estruturas – que estão terminantemente vedadas.

Outra prática proibida à qual o público deve estar atento é a cobrança por mesas e cadeiras, bem como consumação mínima. “Nada disso é permitido. Haverá mesas e cadeiras disponibilizadas pelos barraqueiros e quiosqueiros da orla, e as pessoas que escolherem ficar nesses lugares deverão fazê-lo para usufruir o que os estabelecimentos oferecem, jamais pagando apenas para sentar ou por consumação mínima”.

Para cada um dos 476 barraqueiros e 60 quiosques serão permitidos 20 jogos de mesas e cadeiras. Será proibido qualquer tipo de música ao vivo ou DJs – ficando o som mecânico ambiente a cargo de cada estabelecimento, se assim desejar. O horário de funcionamento fica a cargo dos permissionários, que devem estar atentos ao limite de 5h do dia 1 de janeiro de 2024, quando os jogos de mesa e cadeiras já deverão estar recolhidos.

“A gente também pede para que as pessoas evitem levar fogos de artifício. Haverá um belo show pirotécnico que será promovido pela Prefeitura, então não há necessidade – uma vez que também há a questão do barulho para idosos, autistas e também para os animais”, comenta Marta.

TRÂNSITO

CTTU monta esquema especial de trânsito para garantir segurança viária no Réveillon 2024 no Polo principal do bairro do Pina

A CTTU orienta a população para que chegue cedo à festa, a fim de evitar retenções. Foto: Marcos Pastich/PCR

Para garantir a segurança viária durante as festividades de final de ano, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito que passa a vigorar na sexta-feira (29), quando se iniciam os festejos. A circulação de veículos na Avenida Boa Viagem – entre a Rua Pereira Costa e o início da Avenida Antônio de Góes, na altura do JCPM Trade Center – será bloqueada a partir das 14h até às 6h, durante os três dias de festa (29, 30 e 31). Nesse período, os condutores que vêm pela Avenida Boa Viagem deverão girar à esquerda na Rua Pereira Costa, depois à direita na Avenida Conselheiro Aguiar para seguir no sentido Centro.

No trecho entre a Rua Pereira da Costa e a Avenida Antônio de Góes será proibido parar e estacionar durante o período de interdição. O perímetro também engloba as Ruas Capitão Rebelinho, Eduardo Jorge e Comendador Moraes, além da Avenida Conselheiro Aguiar, também estará fechado para estacionamento. Haverá desvio na Avenida Herculano Bandeira para a Avenida Domingos Ferreira. Já a Rua Capitão Rebelinho, nas proximidades da Herculano Bandeira, ficará disponível exclusivamente para acesso de moradores da região e serviços de utilidade pública.

A CTTU orienta a população para que chegue cedo à festa, a fim de evitar retenções. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento e à orientação dos agentes de trânsito. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado estacionado em local proibido, sobre calçadas ou em fila dupla, corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH). Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

EXPRESSO VIRADA, TÁXIS E UBER

Quem optar por transporte de táxi ou Uber deve ficar atento. As paradas de táxi autorizadas são na Antônio de Góes e o ponto de transporte por aplicativo fica na Rua Manoel Coriolano, ao lado do empresarial ITC. Quem optar ir de ônibus, terá a opção dos Expressos Réveillon, com saídas dos shoppings Tacaruna e Rio Mar.

O Expresso Réveillon do Rio Mar irá oferecer o serviço entre 18h e 4h10 dos dias 29, 30, 31 e 1 de janeiro. O valor da pulseira para ida e volta é R$ 12,00 com saídas da área externa do shopping, nas proximidades da Diagmax, e embarque/ desembarque no final da Avenida Herculano Bandeira, na altura da Padaria Diplomata. Serão três coletivos, com intervalo médio de 15 minutos entre as corridas. Os usuários do transfer que deixarem o veículo no estacionamento do RioMar, pagarão a tarifa de R$11,50, com estadia de 24 horas.

O Shopping Tacaruna também contará com o Expresso Réveillon, O serviço funcionará nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, a partir das 18h, e a volta no dia 1º de janeiro de 2024. O ponto de partida será o Estacionamento E1 do Edifício Garagem, próximo ao Hub do Ifood.

Serão três coletivos à disposição do público saindo com um tempo médio de 15 minutos entre uma viagem e outra. Os ônibus deixarão o público no final da Avenida Herculano Bandeira, nas proximidades da Padaria Diplomata. A pulseira do Expresso Réveillon custará R$ 15 e dá direito a ida e volta por pessoa. Os usuários do transfer que deixarem o veículo no estacionamento do centro de compras também pagarão a tarifa de R$11,50, com estadia de 24 horas.

Leia também:
Agremiações culturais do Recife terão isenção de IPTU, ISS e outras taxas
Câmara do Recife aprova em primeira votação projeto para benefícios fiscais
Paulo Dantas, ex-secretário e ex-vereador, morre no Recife aos 78 anos
Lula passará Réveillon em base militar no Rio de Janeiro
Câmara instala período extraordinário para discutir projeto de incentivo fiscal
LIDE Pernambuco é destaque nacional

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -