Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Retomada do turismo dá esperança ao setor no Nordeste

Retomada do turismo interno tem levado otimismo às empresas e governos, com expectativa de recuperação das perdas provocadas pela pandemia do Covid-19

Por Samuel Santos

O movimento de retomada do turismo interno tem animado governos e empresários do Nordeste, que após um período difícil para o setor, veem os turistas circulando novamente em maior número pelos destinos mais cobiçados da região. Apesar da explosão de casos de covid-19, o setor segue otimista e confiante de que a adesão em massa à campanha de vacinação será o passaporte para a volta dos bons ventos.

A sensação de esperança pode ser traduzida em números. Pernambuco, principal porta de entrada da região para visitantes do Brasil e do exterior, continua apresentando bons indicadores no processo de retomada das atividades turísticas.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco conquistou a vice-liderança no ranking entre os que mais cresceram no setor em novembro do ano passado, com índice de 108,8%, acima da média nacional, que ficou em 81,9. A primeira posição ficou com Goiás, estado famoso pelo turismo de aventura.

Já no acumulado de janeiro a novembro, Pernambuco aparece como líder entre os estados do Nordeste, com índice de 95,2%. A Bahia ficou com a segunda posição, com 84,2%, e o Ceará em terceiro lugar, com 72,1%. Juntos, os três estados abocanharam a maior parte da movimentação turística na região.

- Publicidade -

O governo de Pernambuco atribui o crescimento a campanhas de divulgação que vêm sendo tocadas dentro e fora do território, com objetivo de alavancar o setor. “Pernambuco tem aparecido como um dos estados de maior destaque no volume das atividades turísticas do país, especialmente nesta fase de retomada do segmento.

No final do ano passado, reforçamos a divulgação dos nossos destinos, com ações de promoção e interiorização, a partir do projeto ‘Bora Pernambucar’. Nossa missão é dar continuidade a bons projetos e fortalecer cada vez mais o turismo”, salienta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre também bateu recorde. De acordo com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), só em dezembro de 2021 um total de 794.059 passageiros circularam pelo terminal.

O volume supera ao registrado em igual período de 2019, antes da pandemia, em 2,29%. Se comparado a novembro do ano passado, o crescimento em dezembro foi de 7,41%. No acumulado do ano, o aeroporto, administrado pela espanhola Aena Brasil, recebeu 7.523.052 pessoas, contra 4.836.891 em 2020, ano em que a pandemia estava no seu período mais crítico e não havia vacinas disponíveis.

Na Bahia, outro destino bem procurado no Nordeste, o turismo foi o principal destaque do setor de serviços em 2021. As atividades ligadas à área avançaram 44,5% em novembro do ano passado, se comparado ao mês anterior, segundo levantamento do governo estadual.

“Na Bahia, os governos estadual e municipais, o trade turístico e a sociedade civil organizada tem atuado em conjunto e a nossa estratégia tem sido eficaz, com resultados expressivos no crescimento das atividades turísticas. Temos investido em segurança sanitária, infraestrutura, capacitação, promoção dos destinos baianos e captação de grandes eventos”, afirma o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.

União para impulsionar o turismo regional

Como cada canto do Nordeste tem uma beleza particular, quatro estados da região se uniram para incentivar uma espécie de “mochilão” pelos destinos turísticos. O objetivo é impulsionar o turismo regional e fazer com que a economia gire de modo mais equilibrado em todos os espaços visitados. A campanha “Nordeste Arretado”, é realizada pelas secretarias de turismo dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, com apoio do Ministério do Turismo. 

A ideia é impulsionar a região como produto único, aproveitando a proximidade terrestre entre muitos dos pontos preferidos pelos visitantes, que podem aproveitar vários locais numa mesma viagem. A campanha usa como ferramenta um site que reúne dicas de roteiros para serem feitos nos quatro estados, informações sobre turismo ecológico e gastronomia. Na página www.nordestearretado.com.br também é possível encontrar ações que contribuem para a cadeia produtiva do setor, como um dicionário de gírias nordestinas e cordéis sobre os estados.

“Queremos formar uma rede com o melhor de cada estado, numa única plataforma. Vamos despertar nas pessoas o desejo de explorar o próprio país. Essa é mais que uma campanha conjunta sobre turismo; é sobre relacionamento, pertencimento e unidade”, afirma Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

A campanha começou a ser divulgada em dezembro do ano passado durante uma exposição realizada em São Paulo e que vai circular pelo país nos próximos dias. “ A plataforma visa enaltecer o que temos de mais belo em quatro estados brasileiros que respiram turismo. Tenho certeza de que a medida vai destacar a diversidade do Nordeste sem minimizar a peculiaridade de cada um”, ressalta o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.


- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -