Retomada do turismo dá esperança ao setor no Nordeste

Retomada do turismo interno tem levado otimismo às empresas e governos, com expectativa de recuperação das perdas provocadas pela pandemia do Covid-19

Por Samuel Santos

O movimento de retomada do turismo interno tem animado governos e empresários do Nordeste, que após um período difícil para o setor, veem os turistas circulando novamente em maior número pelos destinos mais cobiçados da região. Apesar da explosão de casos de covid-19, o setor segue otimista e confiante de que a adesão em massa à campanha de vacinação será o passaporte para a volta dos bons ventos.

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A sensação de esperança pode ser traduzida em números. Pernambuco, principal porta de entrada da região para visitantes do Brasil e do exterior, continua apresentando bons indicadores no processo de retomada das atividades turísticas.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco conquistou a vice-liderança no ranking entre os que mais cresceram no setor em novembro do ano passado, com índice de 108,8%, acima da média nacional, que ficou em 81,9. A primeira posição ficou com Goiás, estado famoso pelo turismo de aventura.

Já no acumulado de janeiro a novembro, Pernambuco aparece como líder entre os estados do Nordeste, com índice de 95,2%. A Bahia ficou com a segunda posição, com 84,2%, e o Ceará em terceiro lugar, com 72,1%. Juntos, os três estados abocanharam a maior parte da movimentação turística na região.

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O governo de Pernambuco atribui o crescimento a campanhas de divulgação que vêm sendo tocadas dentro e fora do território, com objetivo de alavancar o setor. “Pernambuco tem aparecido como um dos estados de maior destaque no volume das atividades turísticas do país, especialmente nesta fase de retomada do segmento.

No final do ano passado, reforçamos a divulgação dos nossos destinos, com ações de promoção e interiorização, a partir do projeto ‘Bora Pernambucar’. Nossa missão é dar continuidade a bons projetos e fortalecer cada vez mais o turismo”, salienta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre também bateu recorde. De acordo com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), só em dezembro de 2021 um total de 794.059 passageiros circularam pelo terminal.

O volume supera ao registrado em igual período de 2019, antes da pandemia, em 2,29%. Se comparado a novembro do ano passado, o crescimento em dezembro foi de 7,41%. No acumulado do ano, o aeroporto, administrado pela espanhola Aena Brasil, recebeu 7.523.052 pessoas, contra 4.836.891 em 2020, ano em que a pandemia estava no seu período mais crítico e não havia vacinas disponíveis.

Na Bahia, outro destino bem procurado no Nordeste, o turismo foi o principal destaque do setor de serviços em 2021. As atividades ligadas à área avançaram 44,5% em novembro do ano passado, se comparado ao mês anterior, segundo levantamento do governo estadual.

“Na Bahia, os governos estadual e municipais, o trade turístico e a sociedade civil organizada tem atuado em conjunto e a nossa estratégia tem sido eficaz, com resultados expressivos no crescimento das atividades turísticas. Temos investido em segurança sanitária, infraestrutura, capacitação, promoção dos destinos baianos e captação de grandes eventos”, afirma o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.

União para impulsionar o turismo regional

Como cada canto do Nordeste tem uma beleza particular, quatro estados da região se uniram para incentivar uma espécie de “mochilão” pelos destinos turísticos. O objetivo é impulsionar o turismo regional e fazer com que a economia gire de modo mais equilibrado em todos os espaços visitados. A campanha “Nordeste Arretado”, é realizada pelas secretarias de turismo dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, com apoio do Ministério do Turismo. 

A ideia é impulsionar a região como produto único, aproveitando a proximidade terrestre entre muitos dos pontos preferidos pelos visitantes, que podem aproveitar vários locais numa mesma viagem. A campanha usa como ferramenta um site que reúne dicas de roteiros para serem feitos nos quatro estados, informações sobre turismo ecológico e gastronomia. Na página www.nordestearretado.com.br também é possível encontrar ações que contribuem para a cadeia produtiva do setor, como um dicionário de gírias nordestinas e cordéis sobre os estados.

“Queremos formar uma rede com o melhor de cada estado, numa única plataforma. Vamos despertar nas pessoas o desejo de explorar o próprio país. Essa é mais que uma campanha conjunta sobre turismo; é sobre relacionamento, pertencimento e unidade”, afirma Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

A campanha começou a ser divulgada em dezembro do ano passado durante uma exposição realizada em São Paulo e que vai circular pelo país nos próximos dias. “ A plataforma visa enaltecer o que temos de mais belo em quatro estados brasileiros que respiram turismo. Tenho certeza de que a medida vai destacar a diversidade do Nordeste sem minimizar a peculiaridade de cada um”, ressalta o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.


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