Um sorvete de tapioca fabricado no Nordeste foi escolhido como um dos 100 mais icônicos do mundo pelo TasteAtlas, portal colaborativo sobre novidades gastronômicas e culinárias tradicionais. A iguaria produzida na Sorveteria da Ribeira, na Bahia, entrou pela segunda vez na lista anual divulgada no dia 23. O gelato de açaí, produzido pela Sorveteria Cairu, em Belém (PA), é o outro representante brasileiro do ranking dominado pela Itália, que tem 28 estabelecimentos eleitos pelos usuários do site.
Criado em 2015 como um guia online pelo croata Matija Babic, o TasteAtlas ganhou relevância no meio gastronômico. Os principais propósitos da plataforma são reunir receitas autênticas, críticas gastronômicas e motivar viajantes a experimentarem a comida típica dos locais que estão visitando.
Tapioca à moda baiana
A Sorveteria da Ribeira foi fundada em 1931, em Salvador, sendo a segunda mais antiga da cidade. Segundo o TasteAtlas, o sabor mais procurado pelos turistas é o de tapioca, que faz jus à fama e é o mais vendido do estabelecimento, mas além dele também estão disponíveis outros 65 sabores, todos com ingredientes locais ou regionais.
O preço de uma bola de sorvete na sorveteria original é de R$ 12, já o sorvete de 2 bolas sai por R$ 20, e pode também ser incrementado, com o adicional de caldas, leite em pó e castanhas, por exemplo. Também é possível comprar milkshakes e picolés no estabelecimento.
A matriz se encontra na Rua da Penha e funciona todos os dias, das 9h às 20h, porém a sorveteria expandiu e também está presente em shoppings da capital baiana e até em outras cidades como Mata de São João, Feira de Santana e Cairu.
A Cairu, a outra sorveteria brasileira listada pelo guia gastronômico online, foi destaque pelo seu sorvete de açaí. Já é a terceira vez que a gelateria da capital paraense aparece no ranking do TasteAtlas. Ela também já foi incluída entre as 50 melhores do mundo no Festival Mundial do Gelato, em Roma.
Fundada em 1964, a gelateria tem o nome inspirado no sapo japonês kaeru, que carrega uma simbologia sorte na mitologia japonesa. A loja principal funciona em um dos galpões do complexo turístico e gastronômico “Estação das Docas”, de frente para a Baía do Guajará, em Belém, e atrai os turistas para provar algum dos seus 32 diferentes sabores. A sorveteria também tem outras 13 unidades, sendo 12 delas no Pará e uma no Rio de Janeiro, em Copacabana.
Leia mais: Pizzaria alagoana é única do NE no top 50 da América Latina