Cooperativas de crédito: Sicredi amplia agência e mira mais 7 unidades

Confira os planos de expansão do Sicredi Recife depois do sufoco que as cooperativas de crédito passaram com a taxa Selic nas alturas até 2023
Cooperativas de crédito: sinais de melhoria da economia animam Sicredi Recife
Cooperativas de crédito em alta: Floriano Quintas, planeja abrir uma agência do Sicredi Recife por ano, ampliando a presença na região metropolitana e interiorizando a rede/Foto: Sicredi Recife (Divulgação)

A inauguração da nova agência do Sicredi Recife, realizada nesta terça-feira (9), em Olinda, acontece num momento em que as cooperativas de crédito respiram com alívio, depois do sufoco gerado pela taxa Selic nas alturas, até meados de 2023. Com os sinais de melhorias na macroeconomia, o setor quer olhar para a frente. É o que a Sicredi Recife está fazendo: planeja expandir a rede, atualmente com 7 pontos. O incremento poderá duplicar a estrutura atual.

O foco principal do plano estratégico da associação é ganhar musculatura na Região Metropolitana da capital e entrar no interior do estado.

Paulista, Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Ipojuca, Barreiros e Garanhuns são as principais cidades que vêm sendo analisadas pela instituição para o programa. Em Garanhuns, por exemplo, a Sicredi Recife está crescendo no financiamento para o agronegócio, o que abre espaço para uma futura agência.

“Uma agência por ano nessa expansão. Essa é o nosso propósito”, afirma o presidente Floriano Quintas.

Além da unidade de Olinda (que foi relocada e ampliada), ele acaba de cortar a fita de uma agência dedicada exclusivamente a dois segmentos que aparecem entre os mais promissores para a empresa: agronegócio e condomínios residenciais. A unidade fica localizada na Boa Vista, área central do Recife.

- Publicidade -

Sicredi sem pressa por resultado

Sobre o aumento do número de agências no médio e longo prazo, Floriano Quintas diz que “a função do Sistema Sicredi é estar presente nas regiões em que a comunidade precisa da instituição financeira cooperativada, independente do retorno imediato”.

“Mas, naturalmente, a operação, para ser sustentável, vai precisar apresentar resultado à medida que for se consolidando”, ressalta, destacando que a rede olha para o futuro e que os estudos de mercado mostram um grande potencial de negócios nos municípios sob análise.

Cooperativas de crédito: região metropolitana do Recife e interior estão na mira do Sicredi Recife
Sicredi inaugurou recentemente unidade dedicada ao agronegócio e crédito para condomínios residenciais e acaba de ampliar e relocar agência em Olinda/Foto: Sicred Recife

Cooperativas de crédito: conheça o Sicredi Recife

Criada em 1993, o Sicredi Recife surgiu com um foco de negócio bem específico: soluções financeiras para os profissionais da área médica. Ao longo do tempo, a associação foi expandindo suas operações.

Com as mudanças na legislação das cooperativas de crédito, permitindo uma atuação em diversos serviços financeiros, o Sicredi Recife deu o pulo do gato, expandindo seu portfólio, hoje com 300 produtos.

Entre os principais segmentos de clientes atuais, estão pessoas físicas (com forte presença da área de saúde), pessoas jurídicas (tanto no crédito para investimento, quanto capital de giro) e condomínios residenciais (nicho cuja importância para o negócio vem crescendo, especialmente por meio de financiamento para implantação de sistemas de painéis fotovoltáicos).

O que é o Sicredi, uma das primeiras cooperativas de crédito?

Criado em 1902, em Nova Petrópolis (RS), o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, hoje com 7 milhões de associados no país e 2.500 agências em todos os estados e no Distrito Federal. A instituição disponibiliza uma gama de soluções financeiras e não financeiras. Os principais valores do sistema são apoio à economia local, geração de emprego e renda, inclusão social, educação financeira e desenvolvimento regional

No Nordeste, a operação Central Sicredi Nordeste completa 30 anos em 2023. A Central é formada por uma rede de cooperativas – entre elas a Sicredi Recife – que somam 145 agências com a marca Sicredi e cerca de 210,8 mil associados, em Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Leia mais sobre cooperativas de crédito:

Sicredi: Desenvolvimento econômico e social através de cooperativas de crédito

Carteira de crédito de cooperativas cresce 35,9% em 2021

Sicredi Recife chega a mais de 19 mil associados, cinco cidades e uma agência móvel

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -