Um exposição de NFT “Non-fungible Token” (“Token não-fungível”, em tradução livre) vai movimentar o casarão da Academia Pernambucana de Letras (APL), entre os próximos dias 9 e 15 de março.
A compra de NFTs têm envolvido somas milionárias na Internet. O projeto que toma o espaço da APL é “Pernambuco – Jardim dos Baobás”, uma coletânea de fotos de Marcus Prado.
O fotógrafo percorreu o estado, do litoral ao sertão pernambucano, e contabilizou 153 pés de baobás. Seria, segundo ele, a maior quantidade no da espécie no mundo, depois da África. Jornalista e fotógrafo, Marcus Prado percorreu 700 km em Pernambuco pesquisando sobre a espécie.
Fotos de baobás
A exposição é uma idealização do advogado, acadêmico e escritor Antônio Campos, que até o começo do ano presidiu a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Ele contratou a GreenGo, que tem sede na Paraíba, para transformar as fotos em NFT e organizar a exposição.
A abertura oficial da exposição será no dia 9 de março com acesso ao público a partir das 18h. Ao todo serão 15 fotografias expostas em quadros moldurados, e quem adquirir uma obra, levará tanto a arte digital em NFT, como a arte física.
Na ocasião, haverá uma palestra de Antônio Campos e também do empresário Bruno Souza, CEO da GreenGo Capital, sobre a Evolução dos NFTs nas Artes.
Devido a aparência dos galhos que se parecem com raízes, o Baobá pode ter uma vida muito longa, chegando a existir por milhares de anos. Dos oito tipos de baobá conhecidos, seis deles tiveram origem em Madagascar, um no Senegal e o último na Austrália. Um dos baobás brasileiros, com 350 anos e cerca de 15 metros, está localizado na Vila de Nossa Senhora do Ó, Mata Sul de Pernambuco.
Durante o evento serão lançados os livros “Pernambuco – Jardim dos Baobás” e “Resistir na Era das Incertezas” de autoria de Antônio Campos, pela Editora Gente.
O que é NFT?
NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Um ativo digital que é criado por uma tecnologia chamada blockchain e que serve como identidade digital de um objeto (como se um CPF). O NFT garante a autenticidade daquele item que passa a ser único, insubstituível e de posse exclusiva de quem a possui.
E essa imagem criptografada, através do NFT, vem revolucionando o mercado de arte digital. A produção artística e intelectual nessa nova era virtual – como músicas, pinturas, esculturas, poesias, fotos e até memes – estão ganhando cada vem mais espaço e tornando esse mercado mais seguro e rentável.
Exposição: “Pernambuco – Jardim dos Baobás”
Quando: De 10 a 15 de março
Horário de visitação: Das 9h as 18h
Local: Academia Pernambucana de letras
Endereço: Av. Rui Barbosa, no bairro das Graças, na Zona Norte de Recife.
Leia mais:
Novo ataque de tubarão em Pernambuco. O 3º em menos de 15 dias
Mercado aumenta projeção do PIB pela 3ª vez e espera crescimento de 0,85%
Festival do Jeans de Toritama volta acontecer e aquece setor entre 4 e 6 de maio
PIB cresce 2,9% em 2022 e fecha o ano em R$ 9,9 trilhões
Apenas 23% dos que trabalham em transporte por aplicativo pagam INSS
Emprego sem carteira assinada atingiu volume recorde em 2022
Trabalho por aplicativo será regulamentado neste 1º semestre, diz ministro
Artigos dos economistas da Ceplan publicados pelo ME
“Pejotização” se fortalece como tendência do mercado de trabalho
PIB de 2,9% coloca perspectivas de crescimento da economia com Lula em bases fracas