
A rede Loucos por Coxinha, especializada em salgados congelados, iniciou a instalação de uma unidade industrial no Distrito Industrial de Macaíba, na Grande Natal. O projeto, apoiado pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi), prevê a geração de cerca de 100 empregos diretos iniciais, podendo chegar a 500 nos próximos anos, segundo a empresa. A nova unidade irá abastecer todas as franquias da marca em operação no país.
Fundada no bairro do Alecrim, em Natal (RN), a Loucos por Coxinha se consolidou como uma das principais redes de franquias de alimentos do país. Em 2024, foi a empresa que mais licenciou franqueados no Brasil e está presente em 48 cidades de 12 estados, com 107 lojas ativas no Nordeste e planos de expansão para Curitiba e dez novas unidades em São Paulo.
Reaproveitamento de estrutura desativada
A Nova Foods, holding que administra as marcas Loucos por Coxinha e Padaria do Bem, recebeu do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a cessão das instalações da antiga MultDia, fabricante dos produtos Nutriday, desativada desde 2015. A estrutura foi disponibilizada após entendimento com o administrador da massa falida e o Tribunal de Justiça do RN.
“Hoje consolidamos uma história de ousadia e determinação, de luta, e, como governadora, fico feliz pelo estado estar cumprindo o seu papel. Estado que tem uma gestão parceira da iniciativa privada, que dialoga pensando nos interesses do povo do RN para gerar emprego e melhorar a qualidade de vida”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante a inauguração.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, “esse é um momento histórico para o RN, pois a MultDia, após todas as fases na justiça, decretou falência há dez anos. A Nova Foods agora assume como depositária da massa falida para gerar trabalho e desenvolver o nosso Estado”.
O empresário Pablo Faria, fundador da Nova Foods, destacou a importância do apoio estatal: “Com o apoio do Governo do Estado estamos saindo do Alecrim e nos instalando aqui onde vamos gerar 500 empregos nos próximos anos. Operamos com 190 colaboradores nesta unidade de Macaíba que tem área de 60 mil metros quadrados, oferecendo condições para crescermos mais e ampliar a produção diária que hoje é de 2,5 milhões de coxinhas”.

Proedi e expansão da atividade industrial
Segundo o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, “o antigo Proadi não era mais competitivo e as empresas estavam deixando o RN. Atualizamos o programa e instituímos o Proedi, sempre dialogando com os empresários. Foi um acerto e saímos de 97 empresas beneficiadas em 2019 para 304 hoje”. Ele citou ainda o caso da Guararapes, que deixou o Ceará e ampliou sua operação no RN, gerando 1.500 novos empregos.
Pablo Faria também elogiou o Proedi por permitir acesso a equipamentos e expansão produtiva: “Sem o Proedi não teríamos condição de adquirir equipamentos e crescer. Compramos 92% dos nossos insumos no RN. Só compramos fora o que não tem aqui. Este momento é um marco, avançamos muito no governo da professora Fátima Bezerra, que é um governo aberto aos empreendedores”.
Fornecimento de gás e incentivo à indústria
Durante a cerimônia, o Governo do Estado também firmou acordo de compromisso para fornecimento de gás canalizado à empresa APFORM – Indústria e Comércio de Móveis, também localizada no Distrito Industrial de Macaíba. A Potigás será responsável pelos investimentos em infraestrutura (gasoduto e estações de medição e pressão).
Atualmente, 17 empresas são beneficiadas pelo programa RN + Gás, das quais 11 também integram o Proedi. O objetivo é ampliar a competitividade industrial com fornecimento de gás natural subsidiado a empreendimentos considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico do estado.
*Com informações do Governo do Rio Grande do Norte
Leia mais: Grupo Moura inaugura unidade de R$ 850 mi para reciclagem de metais