- Publicidade -

GRU Airport assume oito aeroportos do NE com aporte de R$ 425 milhões

Termo aditivo prevê a modernização de aeroportos em cinco estados da região sob o modelo do Programa AmpliAR
- Publicidade -
Aeroporto de Paulo Afonso, na Bahia, receberá R$ 106,2 milhões, o maior volume de investimentos e passará a ser administrado pela GRU Airport. Foto: Divulgação

Oito aeroportos regionais do Nordeste nos estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Bahia passarão a ser administrados pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a GRU Airport. O termo aditivo foi assinado nesta terça-feira (12) no Ministério dos Portos e Aeroportos e prevê um investimento de R$ 425,3 milhões nos terminais aeroportuários nordestinos.

Os aeroportos foram arrematados no leilão da primeira rodada do Programa AmpliAR, realizado em novembro do ano passado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a aviação regional, ampliar a conectividade aérea e impulsionar o desenvolvimento econômico em áreas estratégicas do país.

A nova etapa da concessão prevê R$ 731,6 milhões em investimentos, sendo cerca de R$ 630 milhões destinados à modernização da infraestrutura dos 12 aeroportos. Estão previstas intervenções em pistas, pátios e terminais de passageiros, com foco na elevação dos padrões de segurança, eficiência operacional e qualidade dos serviços.

Entre os aeroportos contemplados, o de Paulo Afonso (BA) concentra o maior volume de investimentos, com R$ 106,2 milhões. Na sequência, estão Lençóis (BA), porta de entrada da Chapada Diamantina, com R$ 80,2 milhões, e Vilhena (RO), com R$ 74,6milhões.

Também receberão aportes os aeroportos de Barreirinhas (MA), com R$ 58,1 milhões; Araguaína (TO) e São Raimundo Nonato (PI), com R$ 55,5 milhões cada; Cacoal (RO), com R$ 49,8 milhões; e Canoa Quebrada (CE), com R$ 43,1milhões.

Os demais investimentos contemplam Serra Talhada (PE), com R$ 40,5 milhões; Porto Alegre do Norte (MT), com R$ 25,3 milhões; Garanhuns (PE), com R$ 22,1 milhões; e Araripina (PE), com R$ 19,6 milhões.

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, destacou a relevância da medida. “Quando falamos em concessões, não estamos tratando apenas de limitações orçamentárias do Estado, mas de uma solução estruturante: ela amplia a eficiência, melhora a logística nacional e gera emprego e oportunidades em todas as regiões do país”, afirmou.

O diretor-presidente da GRU Airport, Osvaldo Garcia, destacou que o Aeroporto de Guarulhos responde por 37% do movimento de passageiros do país, o que dialoga diretamente com o potencial da expansão pelo país. “Levar a experiência consolidada em São Paulo para aeroportos regionais é mais do que motivo de orgulho e é também uma contribuição concreta para o avanço da aviação brasileira e para o desenvolvimento do país”, disse.

Segundo Garcia, o Programa AmpliAR foi determinante para a decisão da concessionária. “Identificamos no programa uma oportunidade real de fortalecer a conectividade regional, modernizando e ampliando a infraestrutura aeroportuária, especialmente em áreas mais remotas”, acrescentou.

Assinatura termo aditivo aeroportos regionais GRU Airport
Assinatura de termo aditivo oficializou gestão da GRU Aiport em oito aeroportos do Nordeste, em um total de 12 pelo país. Foto: Ministério Portos e Aeroportos

Aeroportos regionais do Nordeste devem ampliar novas rotas

Durante o evento no Ministério de Portos e Aeroportos, o ministro Tomé Franca destacou os desafios e o potencial dos aeroportos regionais. “O grande desafio desses aeroportos é que muitos ainda operam no vermelho. Terminais como Galeão, Brasília e Guarulhos naturalmente atraem interesse, mas assumir ativos com maior risco exige visão de longo prazo. Por outro lado, há um potencial relevante no agronegócio, no turismo e até na saúde ainda pouco explorado”, afirmou.

Segundo o ministro, o Programa AmpliAR representa um avanço na política pública para o setor. “Finalmente, encontramos uma via consistente para esses aeroportos, com investimentos superiores a R$ 600 milhões apenas neste bloco. Mais do que os recursos, o diferencial será a gestão profissional e eficiente que esses terminais passarão a ter”, concluiu.

Com a entrada da GRU Airport na gestão desses aeroportos, a expectativa é ampliar rotas, facilitar o acesso a destinos turísticos e melhorar o escoamento da produção regional. O Programa AmpliAR foi estruturado justamente para viabilizar esse avanço: aeroportos de menor porte passam a ser incorporados a contratos já existentes, garantindo escala, eficiência operacional e novos aportes privados.

Para o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, a iniciativa representa uma mudança estrutural no setor. “O AmpliAR inaugura um modelo inovador ao colocar aeroportos regionais sob a gestão de operadores com expertise e capacidade de investimento. Vamos avançar para garantir infraestrutura mais moderna e serviços de melhor qualidade à população. É uma iniciativa que destrava investimentos, fortalece a infraestrutura e impulsiona a interiorização da aviação civil brasileira”, destacou.

Já o diretor da Anac, Rui Mesquita, ressaltou os efeitos da medida sobre a conectividade nacional. “Este é mais um passo para ampliar a capacidade dos terminais, estimular novas rotas e fortalecer a conectividade e a integração entre as regiões brasileiras”, disse.

Segundo ele, a formalização do aditivo viabiliza a implementação do programa no âmbito da Agência. “A iniciativa promove desenvolvimento econômico, integração social e atendimento a comunidades, com a otimização da infraestrutura e a oferta de serviços públicos.

Leia Mais: Porto de Luís Correa deve deslocar rota de minério do Ceará para o Piauí

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -