
Garanhuns consolida sua vocação para o turismo gastronômico com a segunda edição do Festival do Chocolate, que será realizado entre os dias 10 e 27 de abril. Com clima ameno e uma cena culinária em crescimento, a cidade do Agreste pernambucano vê no evento uma oportunidade de movimentar a economia durante a Semana Santa, período estratégico para o setor de serviços. A ação é promovida pelo Sebrae/PE em parceria com a Prefeitura de Garanhuns.
Após o sucesso do ano passado, a edição de 2024 chega mais robusta, com 18 estabelecimentos participantes — cinco a mais que na primeira edição — oferecendo receitas exclusivas com o chocolate como ingrediente principal. A expectativa é atrair um número maior de visitantes e ampliar a circulação de recursos na cadeia produtiva local, do cacau ao turismo.
“A proposta do festival é estimular a criatividade e a inovação dentro do setor de gastronomia, fortalecendo a identidade da cidade e gerando impacto econômico positivo”, afirma Gerlane Melo, analista do Sebrae/PE.
Para o prefeito Sivaldo Albino, o crescimento do evento é um indicativo de acerto da estratégia. “Mais datas e mais estabelecimentos envolvidos reforçam o potencial do festival para gerar emprego, renda e atrair turistas. É uma iniciativa que já se firma no calendário anual de eventos da cidade”, destaca.
Receitas com chocolates
Entre os pratos criados estão releituras que combinam técnicas contemporâneas com ingredientes regionais. Participando pela primeira vez, Hugo Chianca, da Ritto Cafeteria, aposta na harmonização entre chocolate e queijo gorgonzola, com o Croissant du Louvre. Já Yanne Moraes, do Restaurante Dom Pedro, retorna com uma nova versão de sua Sobremesa das Freiras, agora em formato de brigadeiro gourmet.

Para incentivar o engajamento do público, a organização lançou um cartão fidelidade. As 18 primeiras pessoas que experimentarem receitas em cinco estabelecimentos diferentes receberão um cupom que dá direito a um prato gratuito. A troca será feita na sede do Sebrae em Garanhuns até o dia 31 de abril, com os próprios restaurantes disponibilizando os pratos.
A lista de participantes vai de cafeterias e restaurantes a casas de sushi e lanchonetes, com receitas como hot roll de chocolate com banana, chocoxinha, torta mousse de cacau e praliné de avelã, entre outras.
Combinando gastronomia criativa, calendário turístico e estratégias de estímulo ao consumo local, o Festival do Chocolate reforça o papel da economia da experiência como vetor de desenvolvimento regional.
Veja também:
Sebrae e Adepe lançam projeto para ampliar Indicações Geográficas











