O Procon Pernambuco apreendeu nesta sexta-feira (10) mais 63 unidades de pomadas para trançar cabelos, proibidas de distribuição, exposição e venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só esta semana, foram 96 embalagens do produto recolhidas em estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR), durante fiscalizações feitas pelo órgão de defesa do consumidor.
Através da Resolução 475, de 9 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União, o órgão proibiu inteiramente a comercialização do produto, todos os fabricantes e marcas. A Anvisa ainda reforçou que as pessoas físicas ou jurídicas que adquiriram o material antes da proibição também devem suspender o uso até nova atualização da medida.
De acordo com a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, as ações irão continuar, a fim de inibir o uso do produto e evitar novos casos no estado. “Continuaremos com os fiscais nas ruas, vistoriando, recolhendo e autuando, quando necessário, quem insistir em colocar a saúde da população em risco”, acrescentou a secretária.
Ainda segundo a secretária, é importante que as pessoas sejam empáticas nesse momento. “Pedimos a sensibilização das pessoas para que, definitivamente, não utilizem o produto. Não se coloquem em risco, porque as reações são sérias”, finaliza Lucinha.
Serviço
Para denunciar locais que descumprindo a proibição, basta acessar um dos canais de comunicação com o Procon-PE, por telefone, e-mail ou Whatsapp. O consumidor pode enviar, caso queira, fotos e vídeos da denúncia, através dos canais: 0800.282.1512; [email protected] ou WhatsApp 3181-7000.
Leia também:
Setor de serviços registrou crescimento de 8,3% em 2022 – segunda alta anual consecutiva
Produção industrial brasileira caiu em 2022; Pernambuco teve a 6ª pior queda, segundo IBGE
Todas as pomadas usadas para trançar e modelar cabelos têm venda proibida no Brasil pela Anvisa
AGU pede que STF reconheça decreto que recompõe alíquota de PIS/Cofins
Decisão do STF sobre tributos pode causar prejuízos bilionários
Nicole Mattar sai do EAS. Membro do Conselho de Administração assume o estaleiro
Valéria Saturnino explica o RendA+, uma nova opção para planejar a aposentadoria
Recife Outlet investe em influencers de moda para looks de carnaval
Sudene aprova liberação de R$ 55,4 milhões para projetos de energia renovável no Ceará
Setor de franquias cresceu 12,6% e teve faturamento de R$ 211,4 bilhões em 2022