O recém-criado Trade Turístico do Litoral Norte, entidade que vai trabalhar na reestruturação desse trecho da costa de Pernambuco, apresenta nesta quarta-feira (30) seu planejamento estratégico para prefeitos dos municípios envolvidos e também para a Empetur e para a Secretaria de Turismo de Pernambuco. Esses atores foram convidados para conhecer e colaborar com propostas.
Também será apresentado um mapa para o desenvolvimento do turismo. “A região tem vocação para o turismo náutico, de sol e mar, de aventura, religioso e cultural. Já estamos atraindo grandes investimentos privados para incrementar o desenvolvimento econômico e social de todo o território”, adianta o diretor executivo do Trade Turístico do Litoral Norte e presidente do Movimento Pró Pernambuco (MPP), Avelar Loureiro Filho.
O planejamento considera alguns eixos prioritários, como a engorda das praias – que foram reprimidas após a construção do molhe do Porto do Recife, a recuperação de mangues, o cuidado com as tartarugas marinhas e preservação das unidades de conservação; e a reativação da cadeia produtiva local, com ênfase no artesanato e gastronomia.
Além disso, o Trade, que reúne os empresários que atuam na região, pretende promover grandes eventos para chamar a atenção para suas potencialidades.
O Trade nasce com o apoio do MPP, entidade que se consolidou como ponte essencial no diálogo entre o setor produtivo e o governo do Estado durante mais de um ano de enfrentamento da pandemia da Covid-19. O MPP vai atuar através de seu braço de Planejamento Urbano. Uma das suas bandeiras é a gestão e o desenvolvimento integrados da Região Metropolitana do Recife.