Consolidado como um dos principais ancoradouros do Nordeste e um dos mais importantes na carga conteinerizada, o Porto do Pecém (CE) fechou 2023 com um crescimento de 16% no setor em relação a 2022. A movimentação atingiu 482.930 TEUs (unidade padrão de contêiner de 20 pés), um recorde histórico no complexo. A meta projetada para 2024 é de meio milhão de TEUs.
O recorde anterior tinha sido registrado em 2022, quando o Porto do Pecém atingiu a marca de 417.132 TEUs. No ano passado, foram movimentados 33 mil contêineres a mais.
Confira a série histórica de contêineres no Porto do Pecém (2023)
- 2016 = 171.067 TEUs
- 2017 = 209.623 TEUs
- 2018 = 267.217 TEUs
- 2019 = 339.742 TEUs
- 2020 = 377.726 TEUs
- 2021 = 410.557 TEUs
- 2022 = 417.132 TEUs
- 2023 = 482.930 TEUs
Sentido da carga conteinerizada em Pecém (2023)
- Embarques de contêineres: 218.088 TEUs
- Desembarque de contêineres: 234.074 TEUs
Porto do Pecém destaca melhoria operacional e agressividade
Para o diretor comercial do Porto do Pecém, André Magalhães, o crescimento em contêineres movimentados reflete principalmente as melhorias de infraestrutura e operacionais que vêm sendo realizadas no ancoradouro para otimizar as condições oferecidas para a carga conteinerizada, tanto na exportação, quanto na importação.
Ele credita o incremento também a uma ação comercial mais agressiva junto a exportadores, importadores e companhias de navegação.
“Superamos todos os recordes anteriores com um nível sem precedentes de movimentação de carga conteinerizada. Nosso esforço, juntamente com nossos clientes, parceiros, prestadores de serviços e a eficiência operacional do complexo, nos permitiu movimentar maiores volumes de carga”, analisa.
“Por cinco meses consecutivos, batemos recordes históricos em contêineres em 2023. Isso se deve ao imenso trabalho das nossas equipes operacional e comercial. Também conseguimos novas linhas marítimas, incluindo na cabotagem, e otimizamos nosso pátio durante a seca do Rio Amazonas, para criar uma alternativa na logística portuária para a região Norte”, comenta.
“Esses fatores contribuíram para um incremento significativo na exportação de frutas por Pecém e na movimentação de equipamentos para energia solar”, destaca. Na movimentação de frutas frescas, oriundas dos polos de irrigação do Nordeste, o porto prevê uma alta de 6% na temporada 2023/2024, iniciada em agosto passado.
Principais cargas conteinerizadas no Porto do Pecém (em toneladas) em 2023
- Sal, enxofre, gesso, cal, cimento, terras e pedras (718.838 t)
- Cereais (700.722 t)
- Plásticos e suas obras (422.912 t)
- Frutas (233.702 t)
- Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (211.692 t)
Veja o desempenho do Pecém em outras cargas
A carga conteinerizada se firma como uma das principais no mix do ancoradorouro do porto. Representou 36% de toda a movimentação em Pecém, em 2023, e vem obtendo salto ano a ano.
Para se ter a dimensão dessa importância, em 2023, o volume total movimentado no Porto do Pecém chegou a 17,3 mil toneladas, variação positiva de 2% sobre 2022, crescimento muito abaixo do alcançado em contêineres.
Entre as outras cargas, o maior destaque foi o granel sólido, em especial minérios, escórias e combustíveis minerais.
Movimentação total no Porto do Pecém em toneladas (2023)
42% – Granel sólido: 7.330.870 toneladas movimentadas
36% – Contêineres: 6.272.025 toneladas movimentadas
21% – Carga solta: 3.663.276 toneladas movimentadas
1% – Granel líquido: 123.751 toneladas movimentadas
H2V pode mudar cenário em Pecém
A participação por tipo de carga no mix do Porto do Pecém tende a sofrer grande alteração nos próximos anos, com a entrada em operação do Hub do H2V, articulação bilionária do governo cearense com players do setor para implantar no porto um cluster de hidrogênio verde.
O objetivo da iniciativa é transformar Pecém numa plataforma global de produção, exportação, pesquisa e desenvolvimento de H2V, amônia verde e outros subprodutos do hidrogênio.
A expectativa para o projeto é alta. O Ceará já tem 30 acordos com instituições parcerias e empresas (nacionais e internacionais), que sinalizam para investimentos de US$ 30 bilhões de dólares (R$ 145,7 bilhões de reais) em toda a cadeia do H2V e derivados.
Com a implementação desse polo, a tendência no Pecém é de aumento na movimentação de granéis líquidos, já que o H2V e seus subprodutos são transportados em navios-tanque.
Saiba mais sobre Pecém
O Porto do Pecém, equipado com 10 berços de atracação, é um terminal multicargas que movimenta granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral. Na cadeia logística do transporte marítimo, é considerado um hub portuário (porto concentrador de cargas), conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso. O porto integra o Complexo do Pecém (CIPP S/A), uma joint venture entre o Governo do Ceará e o Porto de Roterdã (Holanda).
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