A empresa Alvoar Lácteos inaugurou uma unidade de produção de leite condensado no seu complexo fabril de Morada Nova, no sertão cearense. A 161 Km de Fortaleza, a fábrica fica na região do Vale do Jaguaribe, conhecida pela produção de leite. O investimento foi de R$ 25 milhões. Lá, serão produzidos o leite condensado das marcas Betânia e Camponesa numa planta que tem a capacidade de processar 180 mil litros de leite por dia.
“O complexo fabril da Alvoar Lácteos, em Morada Nova, é o maior e mais completo do Nordeste. Construímos esta unidade de produção de leite condensado para ampliar nossa capacidade produtiva, podendo receber e dar destino a todo leite produzido na região. Com esta ampliação, incentivamos o crescimento sustentável da cadeia de produção de leite da região”, resume o CEO da Alvoar Lácteos, Bruno Girão.
A unidade de produção de leite condensado da empresa começou a ser implantada em janeiro deste ano. Com a expansão, o complexo industrial de Morada Nova passa a processar, diariamente, 1,6 milhão de litros de leite por dia. Inicialmente, a planta já produzia toda a linha de lácteos da marca Betânia. Em junho deste ano, passou a fabricar a linha de leites UHT, leite em pó e creme de leite da marca Camponesa.
Os leites condensados que começaram a ser produzidos lá são: o semidesnatado da Betânia; o integral e semidesnatado da Camponesa. Segundo Bruno Girão, a ampliação da fábrica deve promover investimento em tecnologias para aumento da produtividade no campo e o incentivo para entrada de novos produtores. “O Nordeste corresponde a 75% dos clientes da Alvoar. A cada 50 litros de leite captado pela Alvoar, um emprego é gerado na Região. Pretendemos continuar investindo e contribuindo ativamente para o desenvolvimento do Nordeste”, afirma.
Quando a unidade de Morada Nova estiver em pleno funcionamento, vai gerar 3600 empregos. Isso deve ocorrer entre três e cinco anos, dependendo do crescimento do mercado.
Mercado de lácteos
A cesta de lácteos do Nordeste movimentou R$ 12,4 bilhões apenas em 2022, de acordo com Nielsen Retail Index. Ainda de acordo com a mesma fonte, as marcas da Alvoar Lácteos estão entre as mais vendidas nas categorias leite UHT, iogurtes, leite em pó, creme de leite e leite condensado. Com a nova unidade, a Alvoar pretende consolidar o posicionamento das marcas no mercado nordestino, segundo informações da empresa.
Mais de 3500 produtores locais fornecem leite para a Alvoar Lácteos naquela região. Com sede em Fortaleza, a Alvoar é quinta maior empresa de laticínios do Brasil, sendo uma sociedade tripartite entre a a Betânia Lácteos, a Embaré Indústrias Alimentícias S/A e o fundo de private equity Arlon Latam. A companhia é dona de marcas como a Betânia, Camponesa e a Caramelos Embaré.
O grupo comercializa 220 produtos em mais de 100 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 40 países. No País inteiro, a companhia conta com cerca de 4 mil colaboradores diretos, 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas que fornecem matéria-prima para nove fábricas. A companhia tem 19 centros de distribuição.
Leia também
Comissão do Senado aprova lei que estende incentivos fiscais da Sudene até 2028
ZPE do Ceará completa 10 anos respondendo por mais de 50% das exportações