Ceará ganha Escola de Gastronomia e Hotelaria

O Ceará agora conta com uma Escola de Gastronomia e Hotelaria. O espaço está localizado na Estação da Artes, um equipamento em implantação no Centro de Fortaleza, que está com 88% de execução concluída. O empreendimento engloba a restauração do conjunto de prédios e galpões da antiga Estação Ferroviária João Felipe e a Praça Castro Carreira […]

O Ceará agora conta com uma Escola de Gastronomia e Hotelaria. O espaço está localizado na Estação da Artes, um equipamento em implantação no Centro de Fortaleza, que está com 88% de execução concluída. O empreendimento engloba a restauração do conjunto de prédios e galpões da antiga Estação Ferroviária João Felipe e a Praça Castro Carreira (Praça da Estação), perfazendo uma área de 67 mil metros quadrados (m²). A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, fica adjacente à Estação. A Escola será gerida por cessão à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio).

Escola fica situada no centro histórico que passa por revitalziação/Fotos :Carlos Gibaja e Tatiana Fortes

O Estado investiu cerca de R$ 30 milhões no equipamento para recuperar o patrimônio. “Nós estamos transformando toda a aérea da antiga Estação João Felipe. Aqui vai virar um grande espaço turístico de Fortaleza, vai ser um dos mais belos espaços do Brasil, e a Escola estará integrada a este espaço. E nós precisamos atrair o turismo para a nossa cidade, e este equipamento pode oferecer uma melhor capacitação aos nossos jovens, aos cearenses, e que possamos atender bem aos turistas que chegam em nossa Capital”, ressaltou o governador.

- Publicidade -

No prédio de 4 mil metros quadrados (m²) serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo. A partir de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará terá dois laboratórios de hospedagem: um com ambiente pedagógico simulando recepção e suíte de hotel; e outro com lavanderia e rouparia, simulando ambientes de hotéis voltados para cursos de camareira e hospedagem. A Escola também possui um laboratório de gastronomia com cozinha pedagógica.

Através do Serviço Social Comercial do Comércio (Sesc), o equipamento também terá uma unidade do restaurante da rede. A parceria entre Governo do Ceará e Sistema Fecomércio para a gestão do equipamento foi firmada em dezembro de 2019. A concessão do equipamento é de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. Construída onde operava a antiga sede do Condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel, a Escola foi projetada para receber 600 pessoas.

- Publicidade -

O presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, exaltou a união para que o projeto saísse do papel. “Juntos, podemos fazer mais pelo Estado, e esta Escola atenderá não apenas os fortalezenses e moradores do entorno, mas pode qualificar todos os cearenses, principalmente aqueles que moram em outras cidades com destinos turísticos, e que vão voltar formados e capacitados para interagir e desenvolver o turismo em cada região”, informou.

O prédio, com arquitetura de Fausto Nilo e Delberg Ponce De Leon, dialoga com o entorno, permeado por equipamentos importantes para a cultura cearense, como a futura Estação das Artes, resultado da reforma em andamento da antiga Estação Ferroviária João Felipe.

A estrutura metroviária facilita o acesso. Ao redor também estão Emcetur, Passeio Público e Catedral Metropolitana de Fortaleza, entre outros atrativos.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -