Companhia das Docas da Bahia adere à rede global de sustentabilidade do Iclei

Filiação engloba o desenvolvimento de projetos, capacitações e diagnóstico climático em três portos da Bahia

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Porto de Salvador/Foto: Companhia Docas do Estado da Bahia

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) filiou-se ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. A instituição é uma organização global que conta com cerca de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. A adesão sela o compromisso com a economia de baixo carbono.

A filiação permitirá que a Autoridade Portuária/Codeba se beneficie de uma rede global de conhecimentos, recursos e parcerias que visam promover práticas sustentáveis. O Iclei busca oportunidades que tragam impactos positivos para a qualidade de vida das pessoas, a prosperidade em equilíbrio com o meio ambiente.

A adesão, celada na semana passada levará os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus a fincar a bandeira da sustentabilidade em seus territórios. Há um leque de ações a serem desenvolvidas nos atracadouros públicos vinculados à Companhia das Docas da Bahia e os trabalhos vão ser iniciados na primeira semana de julho com a visita de especialistas da entidade aos atracadouro. A Bahia tem 1,1 mil quilômetros de costa litorânea, a mais extensa do país.

Ativa em mais de 125 países, a rede influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono. Ao longo de quase três décadas de trabalho, a organização desenvolve, testa e expande metodologias para orientar o desenvolvimento sustentável.

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“Há muito o que ser feito em conjunto com os especialistas do Iclei. Atualmente, somos a única autoridade portuária federal brasileira inserida na cadeia mundial que luta, incansavelmente, pelo desenvolvimento sustentável, com olhar aguçado para os efeitos dos gases de efeito estufa no planeta. Não podíamos ficar de fora. Queremos ser protagonistas da ação global para mitigar e minimizar as danosas consequências das mudanças climáticas, seguindo a rota do crescimento sustentável”, pontua o engenheiro Antonio Gobbo, diretor-presidente da Codeba. Com essa adesão, os portos tendem a ganhar maior protagonismo no cenário nacional e internacional.

Complexo portuário da Bahia

A Bahia tem um dos maiores complexos portuários do País, formado pelos portos públicos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, além de cinco Terminais de Uso Privado (TUPs). O conjunto integra o Sistema Portuário da Baía de Todos os Santos, formado pelo porto descontinuado Aratu-Candeias/Salvador, além dos TUPs da Petrobrás (Temadre e o Terminal de Gaseificação), Ford, Dow Química, Moinho Dias Branco e Gerdau (Usiba).

Individualmente, os três atracadouros estão entre os 10 mais movimentados do Nordeste. Pelo ranking de 2023 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Porto de Aratu-Candeias é o terceiro atracadouro público mais movimentado da região, com o total de 6.683.832 toneladas. O Porto de Salvador ocupa a quarta posição (4.677.084) e de Ilhéus, a décima (527.675).

Na Bahia, o Iclei já mantém parceria com o governo do estado, com as Prefeituras de Salvador e de Botuporã. O Iclei América do Sul conecta seus mais de 2.500 governos associados em mais de 125 países a este movimento global, contribuindo para a adoção de políticas de sustentabilidade e impulsionando a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.

No Nordeste, o foco da instituição, nos últimos anos, tem sido temas relacionados ao clima, ao desenvolvimento de baixo carbono, adaptação e resiliência; resíduos sólidos e biodiversidade urbana; entre outros. A adesão dos portos da Codeba se deu durante a celebração do 3º Encontro Nacional do Iclei, realizado em São Paulo, na semana passada.

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