Cooperativa desenvolve produtos à base de carne de caju para veganos

A Cooperprac pretende lançar em breve alimentos com fibra de caju, que é base para diversas receitas, hambúrguer de caju e geleia de caju.
A presidente da Cooperprac, Elienai Trindade
A presidente da Cooperprac, Elienai Trindade: carne de caju para veganos/Fotos divulgação Cooperprac

Com foco no mercado vegano, a Cooperativa de Agricultores Familiares de Ribeira do Amparo, Ribeiro do Pombal e Nova Soure (Cooperprac) desenvolveu produtos derivados da carne de caju. A cooperativa pretende lançar em breve alimentos com fibra de caju, que é base para diversas receitas, hambúrguer de caju e geleia de caju.

A Cooperprac é apoiada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com investimento de mais de R$ 1,5 milhão para a construção de uma unidade de beneficiamento do caju, em Ribeira do Pombal.

- Publicidade -

A previsão é que a agroindústria seja inaugurada ainda neste primeiro semestre de 2023. A ação beneficia diretamente 89 cooperados, que também receberam Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

carne de caju para veganos
Carne de caju: sabor remete a carne de siri, segundo o chefe Caco Marinho

Na semana passada, os produtos derivados da carne de caju foram apresentados ao Empório da Agricultura Familiar, localizado no Rio Vermelho, em Salvador. As iguarias foram avaliadas pelo chef de cozinha, Caco Marinho, responsável pela consultoria gastronômica do Empório, por representantes da CAR/ Bahia Produtiva e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

“Fiz a prova dos produtos. Excepcional e surpreendente. A primeira impressão foi de estar comendo carne de siri. Com certeza é um produto que trará muitas possibilidades para trabalharmos receitas no Empório”, afirmou Caco.

- Publicidade -
carne de caju para veganos
Carne de caju atende o mercado vegano

A presidente da Cooperprac, Elienai Trindade, explica que este foi o momento para avaliar e degustar do protótipo desses produtos que foram desenvolvidos por uma engenheira de alimentos. “Esses produtos são oriundos da nossa cajucultura, da nossa agricultura familiar, e nosso propósito é fazer com que esse sistema produtivo tenha maior valor agregado, melhorar a renda do produtor e ser um modelo de negócio que possa ser replicado”.

Leia também:

Potencial de H2V do NE, faz Reino Unido se aproximar dos portos de Pecém e Suape

Governo decreta situação de emergência em 24 municípios devido à seca

Justiça suspende pagamento a 1,3 mil credores das Lojas Americanas
Construção, energia e comércio seguram o crescimento do PIB de Pernambuco em 2022

Moraes autoriza visita de deputados a presos em 8 de janeiro
Apenas 23% dos que trabalham em transporte por aplicativo pagam INSS
Emprego sem carteira assinada atingiu volume recorde em 2022
“Pejotização” se fortalece como tendência do mercado de trabalho
PIB de 2,9% coloca perspectivas de crescimento da economia com Lula em bases fracas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -