- Publicidade -

AL sedia reunião do Consórcio Nordeste e Paulo Dantas assume presidência

Encontro reúne governadores e ministros para definir prioridades do Nordeste em 2026
- Publicidade -
Governador de Alagoas, Paulo Dantas, eleito novo presidente do Consórcio Nordeste
Paulo Dantas, governador de Alagoas, será oficialmente empossado presidente do Consórcio Nordeste em solenidade em Maceió. Foto: Consórcio Nordeste

Maceió receberá nesta quinta-feira (5) a primeira Assembleia Geral Ordinária dos Governadores e Governadoras do Nordeste em 2026 e dará posse do governador de Alagoas, Paulo Dantas, como novo presidente do Consórcio Nordeste. O evento irá debater infraestrutura, logística, descarbonização da frota, ações culturais para a região, além de debater mercados internacionais para o turismo na região.

Segundo informou o Consórcio, além de reunir os governadores dos nove estados nordestinos, a solenidade terá presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares, além do superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre, e o presidente do Banco do Nordeste, Wanger Rocha, e de importantes lideranças federais e estaduais.

A 1ª Assembleia Geral Ordinária do ano vai debater infraestrutura e logística e o ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentará projetos prioritários para a malha viária, infraestrutura e logística do Nordeste.

Também haverá o lançamento do programa em parceria com o Ministério da Cultura. A iniciativa, nascida na Câmara Temática de Cultura, visa articular os estados em uma frente comum para o desenvolvimento territorial por meio da cultura e inovação tecnológica baseada em saberes tradicionais.

Também será apresentado um estudo técnico conduzido por José Sérgio Gabrielli, focado na transição para combustíveis limpos no transporte pesado regional e definido o plano de trabalho para 2026, com foco na implementação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica e na ampliação da presença internacional da região.

Já iniciando os trabalhos nesta quarta-feira (04) secretários estaduais das 20 Câmaras Temáticas apresentarão seus planos de trabalho para 2026 ao novo presidente.

Consórcio Nordeste
Governadores nordestinos participam da 1ª Assembleia Geral Ordinária dos Governadores e Governadoras do Nordeste em 2026, que acontecerá em Maceió. Foto: Consórcio Nordeste

Paulo Dantas assume consórcio Nordeste

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi eleito novo presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2026 em dezembro do ano passado, sucedendo Rafael Fonteles. A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral de Governadores e Governadoras do Nordeste, em Teresina, evento que consolidou um novo patamar de desenvolvimento para a região, impulsionado pela tecnologia e pela transição ecológica. 

Ao assumir a liderança do bloco, Dantas destacou que o Nordeste vive um “ciclo de oportunidades” inédito e firmou o compromisso de manter a unidade dos nove estados para transformar o potencial da região em qualidade de vida real para a população. 

“Assumo este compromisso consciente de que nossa região vive um ciclo de oportunidades. Temos energia limpa, temos gente trabalhadora, temos potencial produtivo, temos avanços sociais consistentes, temos inovação, ciência e tecnologia e, acima de tudo, temos um pacto federativo que precisa estar presente, baseado no diálogo e na responsabilidade. Este é o espírito que nos trouxe aqui e é com esse mesmo espírito que seguiremos juntos em 2026”, afirmou o novo presidente. 

Setor turístico do Nordeste debate novos mercados durante encontro

Já a Embratur, em parceria com o Governo de Alagoas e o Sebrae, irá apresentar na tarde da quinta-feira o Plano Brasis 2025–2027, documento que orienta a promoção internacional do turismo brasileiro e inclui uma estratégia de posicionamento do estado no mercado global.

 Durante o encontro, a Embratur promove o diálogo com o trade turístico, gestores públicos, empreendedores e parceiros estratégicos sobre temas como diversificação da oferta de destinos, ampliação da conectividade aérea e valorização de segmentos prioritários para a promoção internacional, a exemplo do ecoturismo, turismo de experiência, afroturismo e destinos de charme, alinhando as potencialidades de Alagoas às diretrizes da estratégia nacional de marketing turístico.

O evento contará com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do diretor superintendente do Sebrae em Alagoas, Domício José Gregório Arruda Silva, a secretária de Estado do Turismo e coordenadora da Câmara Temática do Turismo no Consórcio Nordeste, Bárbara Braga, empresários do setor, gestores públicos e entidades ligadas ao turismo.

Leia mais: Produtores de AL iniciam plantio de crisântemos e miram mercado nacional

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -