- Publicidade -

Alagoas amplia malha de gás com novo gasoduto em distrito industrial

Novo gasoduto recebeu R$ 3 milhões em investimentos do governo do Estado e vai atender indústrias do polo de Pilar
- Publicidade -
inauguração novo gasoduto em Pilar
Governo investiu R$ 3 milhões para ampliar rede de gasoduto e atender indústrias no Polo de Pilar. Foto: Pei Fon/ Agencia Alagoas

O governo de Alagoas ampliou a malha de gasoduto do estado levando gás natural para o Distrito Industrial Prefeito José Barbosa, no município de Pilar, região Metropolitana de Maceió. O investimento, inaugurado nesta segunda-feira (10), é de R$ 3 milhões e vai garantir uma estrutura de 3,6 quilômetros, aumentando a capacidade de distribuição de energia na região e garantindo suporte ao crescimento industrial local.

O novo trecho do gasoduto será gerido pela Gás de Alagoas (Algás) e possui 2,5 km em aço carbono e 1,1 km em polietileno de alta densidade (PEAD), segundo informou o governo do estado.

Com a entrega do novo gasoduto, o Distrito Industrial de Pilar passa a contar com uma infraestrutura completa de dutos de aço e PEAD, substituindo o sistema provisório que atendia à fábrica de asfalto Capetro, primeira indústria instalada no local.

O gasoduto PIL120003 tem início na derivação do duto PIL120001, nas proximidades do Hospital do Futuro, atravessa a BR-316 e segue até a estação ERP Pilar, na entrada do distrito industrial. É nessa estação que ocorre a redução de pressão do gás antes da distribuição às demais indústrias da região.

Segundo o diretor-presidente da Algás, Ediberto Omena, o projeto é resultado direto do planejamento estratégico da companhia. “A Algás trabalha com metas bem definidas. Já alcançamos a marca de 650 quilômetros de gasodutos implantados até o ano passado e nossa meta é chegar a 700 km em 2026. Para um estado pequeno como Alagoas, é um número expressivo. Ultrapassamos Sergipe e Pernambuco em extensão de rede. Estamos criando as condições para atrair mais indústrias, gerar empregos e movimentar a economia”, explicou.

Governo aposta em gasoduto para atrair novas empresas para Pilar

De acordo com o diretor comercial da Algás, Fábio Morgado, o novo gasoduto já desperta o interesse de novas empresas. “Essa infraestrutura representa um incentivo direto ao desenvolvimento industrial e econômico de Pilar. Já há confirmação de novas empresas que irão se instalar na região, e o fornecimento contínuo de gás natural é essencial para a operação dessas indústrias”, destacou.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) concluiu, na semana passada, a regulamentação da Lei Estadual nº 9.029/2023, estabelecendo o conjunto técnico, econômico e jurídico que dá sustentação ao funcionamento do mercado livre de gás natural canalizado no estado.

Segundo a Arsal, o conjunto normativo fortalece a competitividade e a eficiência em toda a cadeia de gás natural, criando mecanismos de governança que envolvem produtores, comercializadores e consumidores livres.

Entre os instrumentos aprovados pela agência estão os modelos homologados de Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD), nas modalidades Termelétrico e Flexível, que estabelecem as bases contratuais para a utilização da infraestrutura de distribuição por diferentes tipos de consumidores. Também foi aprovado o Acordo Operacional, documento que define as condições técnicas e operacionais para o uso da rede canalizada pelos agentes do mercado.

“Essa legislação, construída em diálogo com o setor privado e a Assembleia Legislativa, tornou o gás alagoano o mais competitivo do Nordeste, permitindo novos investimentos e a expansão da rede”, afirmou o secretário Vitor Pereira.

O diretor-presidente da Algás, Ediberto Omena, reforçou também que a Lei do Gás e os incentivos do governo de Alagoas formam um cenário perfeito para o crescimento do estado. “Com gás mais barato, mais infraestrutura e incentivos estaduais e municipais, novas fábricas estão em negociação para se instalar no distrito de Pilar. O resultado será mais empregos, arrecadação e crescimento econômico para Alagoas”, concluiu.

Leia Mais: Com queda de 35% em outubro, AL mira exportações para Ásia e Europa

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -