Por Vanessa Siqueira
O feriado da Páscoa promete aquecer o setor de turismo em Alagoas com a chegada de turistas que buscam um destino litorâneo e com boa relação de custo-benefício. Um levantamento obtido pelo Movimento Econômico aponta que Maceió é o segundo lugar mais procurado do país, segundo dados da CVC. O primeiro é Porto Seguro (BA), outro conhecido destino turístico do Nordeste. A lista segue com Rio de Janeiro, Balneário Camboriú (SC) e Natal.
Além da capital alagoana, outras cidades litorâneas que também estão despontando na procura nacional são Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres, todas localizadas no Litoral Norte do estado, e Barra de São Miguel, no Litoral Sul.
Estas cidades possuem grande potencial turístico, com belas praias e infraestrutura hoteleira, além de estarem relativamente próximas da capital.
São Miguel dos Milagres, por exemplo, fica localizado na Rota Ecológica dos Milagres e está a 90 quilômetros de Maceió. Já a Barra de São Miguel, no Sul do estado, fica a apenas 32 quilômetros da capital.
De acordo com a CVC, a empresa vem apostando na ampliação do portfólio de produtos, especialmente em voos exclusivos para o destino. Para 2024, a empresa prevê 270 mil assentos entre bloqueios aéreos e exclusivos para os destinos mais procurados dentro e fora do país.
“Com esses voos, a empresa oferece pacotes completos, oferecendo diferenciais, melhores preços e garantindo disponibilidade ao cliente”, informou por meio de nota.
Voos fretados para Maceió
A secretária estadual de Turismo, Bárbara Braga, afirmou que o estado vem atuando para ampliar cada vez mais o fluxo turístico em Alagoas, apostando na melhoria da infraestrutura dos municípios, no incentivo fiscal e aporte financeiro. Ela avalia que esse conjunto de investimentos tem facilitado a instalação de novos empreendimentos e a expansão dos já existentes.
Bárbara Braga adiantou ainda que a Setur articulou voos fretados do Uruguai para Maceió no período da Semana Santa, aquecendo o turismo com países vizinhos. Além destes voos, o estado atua semanalmente garantindo na malha regular voos que ligam Alagoas à Argentina e Portugal.
“Ter várias cidades de Alagoas, além da capital, na rota de grandes empresas turísticas é um marco para o trabalho de interiorização do turismo que estamos desempenhando nos últimos anos. É uma grande satisfação saber que estamos conseguindo aumentar o fluxo turístico no estado, e fazer dele uma grande ferramenta de transformação social, que gera cada vez mais emprego e renda aos nossos cidadãos”, disse.
Leia mais em: Governo define plano para reduzir impacto da Braskem sobre turismo