Carlos Victor Costa, da Agência Alagoas
A concessionária Aena Brasil anunciou que as obras de ampliação do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares devem ser concluídas até abril. A ampliação do aeroporto faz parte de um conjunto de obras que alcançam todos os terminais geridos pela Aena no Brasil e contam com investimentos de R$ 1,4 bilhão.
O diretor-geral da Aena, Joaquim Rodriguez, disse que com as reformas, o Aeroporto Zumbi dos Palmares terá operações mais seguras com áreas de escape (Resa) e eliminação de obstáculos, recapeamento de pista e pátios, além de nova sinalização horizontal, redução de extravio de bagagem com a implantação de um novo processador automatizado e preparação para inspeção de bagagens por raio.
Após as obras, a capacidade será 70% maior, com quase duas vezes mais passageiros que hoje, tendo também novas salas de embarque remoto, com um espaço maior do que o atual. Rodrigues esteve com o O governador Paulo Dantas esta semana e na ocasião apontou o interesse de alinhar ações e parcerias para fortalecer o Destino Alagoas.
O governador Paulo Dantas destacou que o turismo em Alagoas é eixo estratégico do desenvolvimento social e econômico do Estado e que a ampliação do aeroporto é uma das ações que devem colaborar para receber melhor o turista. “Temos resultados excelentes no turismo e vamos melhorá-los ainda mais porque sabemos que esta vocação econômica natural deve ser um dos caminhos para melhorarmos a vida dos alagoanos por meio da geração de emprego e renda”, afirmou Paulo.
Reformas no aeroporto
As obras no aeroporto incluem ampliação de terminais; redesenho de fluxos mais intuitivos para os passageiros; novos pontos de aeronaves, com mais espaço para embarque e desembarque; investimento para aumentar a segurança das pistas; melhorias em acessos viários; intervenções em estacionamentos, entre muitos outros benefícios, de acordo com a necessidade de cada aeroporto. Às obras físicas, somam-se à implantação de novas tecnologias, mais modernas e precisas, com a aquisição de equipamentos e sistemas de última geração. Todo o processo de devolução de bagagens será automatizado, com uma entrega mais assertiva e ágil. Outra novidade importante é o esforço da Aena Brasil para oferecer edificações sustentáveis, com energia renovável e reuso de água, entre outras medidas.
“Será um aeroporto sustentável e com mais conforto. Viemos apresentar o novo diretor geral Joaquim Rodriguez e também atualizar o governador sobre o adiantamento das obras que estamos fazendo para ampliar a capacidade do aeroporto de Maceió, deixando ele mais confortável e preparado para o futuro e o crescimento do turismo no estado. A gente trabalha com uma previsão de entrega em abril, podendo se estender por um mês. Mas acreditamos que em abril a gente consegue entregar o aeroporto pronto”, pontuou o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena, Marcelo Bento.
Leia também:
Governo de Pernambuco divulga calendário de pagamento de salários dos servidores em 2023
Conab prevê aumento de 7,9% da produção de café em 2023
Sancionada reforma administrativa; pacote eleva orçamento do estado em R$ 25 milhões
Justiça suspende bloqueio de execuções do BTG contra as Americanas
Banco do Brasil recebe pela quarta vez o título de mais sustentável do mundo
FACEN lança podcast sobre Correspondente Jurídico