
Com um crescimento de 97,5% nos cinco primeiros meses de 2025 no Nordeste em relação ao mesmo período do ano passado, a Ademicon, maior administradora de consórcios imobiliários do país, intensifica sua presença na região. Esse avanço superou inclusive a média nacional de crescimento, que foi de 82% no semestre.
Presente em 22 localidades nordestinas – sendo 12 lojas inauguradas e 10 em fase de obras –, a Ademicon vem reposicionando o consórcio como instrumento de planejamento financeiro de longo prazo. Segundo a CEO Tatiana Schuchovsky Reichmann, a consolidação no Nordeste reflete uma mudança de percepção sobre o consórcio, que antes era visto majoritariamente como opção para aquisição de motocicletas. A empresa foi uma das patrocinadoras do São João de Caruaru.
Ela atribui o forte crescimento da Ademicon a uma melhor percepção sobre a utilidade do consórcio. “Hoje o consórcio é visto como uma forma de acesso a bens com planejamento e sem juros. A taxa administrativa é de 1,2% ao ano, contra financiamentos que chegam a 15% anuais”, afirma Tatiana.
O modelo de expansão da empresa inclui a formação de consultores locais e licenciados regionais, com forte investimento em capacitação. A Universidade Corporativa Ademicon (UCA) oferece 33 módulos de treinamento para cerca de 8 mil profissionais em todo o Brasil. Também são promovidos eventos regionais de imersão, como os “aceleradores” já realizados em João Pessoa e São Luís.
Ademicon no Agro
A atuação no Nordeste não se limita ao setor imobiliário. Cerca de 17% da carteira da Ademicom é voltada ao agronegócio, financiando equipamentos como pivôs de irrigação, silos, drones e benfeitorias em propriedades rurais. O foco é atender demandas que exijam planejamento, e não urgência imediata.
“A velocidade do consórcio é para quem se planeja. Mas é uma troca: em vez de se endividar com um banco, o produtor se prepara e investe com menor custo”, explica a executiva.
Outro destaque da atuação recente é a internacionalização. A empresa abriu uma unidade em Miami, voltada a brasileiros com CPF que desejam adquirir imóveis nos Estados Unidos. A compra é viabilizada com garantia de bens no Brasil. Também é possível aplicar o consórcio para aquisição de imóveis na Europa.
“Hoje, o consórcio é dinheiro. Não existe mais carta. O cliente pode usar o valor para adquirir o que quiser, desde que haja documentação adequada. Temos clientes comprando imóveis fora do país todo mês”, explica Tatiana.
Inovação
Com 30 anos de história dentro da Ademicon, Tatiana assume uma gestão voltada à inovação. Sob seu comando, a empresa ampliou o escopo do consórcio para incluir serviços como fertilização in vitro e reformas de imóveis, e lidera um movimento para posicionar o consórcio como alternativa de investimento.
“Planejamento é liberdade. Nosso foco é democratizar o crédito e ajudar o brasileiro a construir patrimônio com menos custo”, resume a CEO.
A Ademicon é hoje a maior administradora de consórcios de imóveis do país e figura entre os cinco maiores players do setor, atravessando um ciclo de expansão marcado por regionalização, educação financeira e diversificação de produtos.
Veja também:
Infra S.A. e três consórcios farão estudos para gestão do Aeroporto de Maragogi