* Pedro Magulha
A Sorvetes Frosty, marca 100% cearense, já soma 91 lojas e pretende alcançar o número de 100 estabelecimentos até o fim do ano de 2024. Com a unidade mais recente aberta no Recife, no bairro de Boa Viagem, e presença nos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, a empresa tem um plano de investimento de R$ 40 milhões para expandir a franquia.
Uma novidade da loja recentemente inaugurada na Zona Sul da capital pernambucana é a máquina adquirida pela empresa por R$ 4 milhões, que pode aumentar a produtividade em 250% com mais de 90% de seus processos automatizados.
“Os investimentos que temos feito ultimamente são de suma importância para viabilizar o plano de expansão pelo Nordeste, conforme estamos fazendo em Pernambuco. No estado, já chegamos a 16 lojas inauguradas e a expectativa é que esse número cresça nos próximos meses, tendo em vista que projetamos encerrar o ano com mais de 100 unidades físicas em pleno funcionamento”, explica o diretor-executivo da Frosty, Edgard Filipe Segantini.
Hoje, a Frosty é a maior empresa nordestina no ramo de sorvetes e 5ª maior do Brasil segundo o Ranking Nielsen. O estado de Pernambuco é o 2º principal mercado da marca, com 16 lojas – perdendo apenas para a terra-natal, Ceará – entretanto, é a primeira vez que um estabelecimento é inaugurado em uma área “endinheirada” do estado.
Antes de abrir o primeiro ponto na Zona Sul da capital, a marca estava presente em ambientes considerados “periféricos” da capital pernambucana, com unidades nos bairros do Ibura, Cohab, San Martin, e em cidades vizinhas como Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.
Até outubro, a empresa está planejando mais sete inaugurações no estado, com novas unidades em Camaragibe (1), Paulista (3), Olinda (1), Recife (1) e Abreu e Lima (1). Para 2025, a Sorvetes Frosty pretende abrir mais 54 lojas em Pernambuco.
Origem da Frosty
Inaugurada em 1990 em Fortaleza, a Sorvetes Frosty começou como um negócio caseiro e familiar. Fundada por Mariana Rocha e Affonso Taboza, a empresa funcionava numa garagem no bairro de Aldeota. A empresa ia crescendo aos poucos até ter sido comprada por completo por Edgard Segantini Junior, atual CEO da Sorvetes Frosty, em 2006.
Desde a chegada de Edgard, a empresa cresceu 120 vezes, equivalente a 11.900%, adquiriu outras marcas, a Marujinho e a Barbaresco, e se expandiu pela região Nordeste. Um dos diferenciais da empresa é investir em modelos de varejo e atacado, dando ao cliente a possibilidade de adquirir produtos com valor de atacado. Outro fator importante para o crescimento da marca foi a boa gestão de pessoas e liderança dentro da instituição.
Atualmente a Frosty tem uma fábrica no Parque Fabril de Maracanaú, no Ceará, com área maior que 14.200m², e capacidade produtiva diária de 550.000 unidades de picolés, 150 toneladas de sorvetes, 12 toneladas de açaí e 9 toneladas de polpas.
Na produção de sorvetes e picolés, o processo é similar à de outras indústrias, entretanto, o diretor-executivo da Frosty, Edgard Filipe Segantini, destacou as inovações que a empresa tem em relação às concorrentes na produção de polpa de frutas.
Diferentemente de outras marcas, a polpa feita pela fábrica cearense é 100% natural e, ao contrário de outras, o congelamento da polpa é feito sem líquido, fazendo com que o processo dure apenas 40 minutos e pareça um “picolé sem palito”, enquanto com líquido pode durar até 48 horas.
Aposta na regionalidade
Em um mercado com grandes marcas tão bem estabelecidas e tão competitivo, Felipe Segantini destaca uma vantagem que a Frosty tem em relação às outras, “Uma vantagem que a gente tem em relação a essas empresas nacionais é a regionalidade que a gente traz para o consumidor”.
O executivo comentou que o fato de ser do Nordeste ajuda a se comunicar com o público local e gerar uma preferência. Esse fator regional influencia também na produção de sabores, por exemplo o Napolitano Nordestino, que diferente do Napolitano tradicional com chocolate, morango e creme, vinha com sabor tapioca, milho e amendoim, buscando sempre uma maior aproximação com o cliente final.
Em 2020, a empresa desenvolveu o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que ficou responsável pelo estudo e produção de novos produtos e sabores. Essa função era antes exercida pelo setor de Qualidade, que agora trabalha com a aprovação e lançamento dos itens. Essa mudança possibilitou maiores lançamentos, como exemplo a linha Gold de picolés e sorvetes e a linha Pura Fruta, de picolés sem leite e baixa caloria.
No total, a companhia tem em seu leque mais de 200 produtos, além de sorvetes e picolés, estão presentes o açaí, o gelato italiano, polpas de fruta e gelo em tubos. A empresa também tem linhas de sorvetes e picolés para pessoas com restrições alimentares, com opções sem lactose, sem açúcar e de baixa caloria.
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