Molegolar expande a construção em módulos como solução para otimizar áreas e reduzir custos

Por Etiene Ramos A solução Molegolar, que dá nome à startup nascida da tradicional construtora pernambucana Suassuna Fernandes, em 2013, está disseminando a economia do seu modelo construtivo de apartamentos em módulos no mercado imobiliário. Somando prêmios internacionais e interação com mais de 600 construtoras, em quatro continentes, a Molegolar vem crescendo na consultoria a […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Por Etiene Ramos

A solução Molegolar, que dá nome à startup nascida da tradicional construtora pernambucana Suassuna Fernandes, em 2013, está disseminando a economia do seu modelo construtivo de apartamentos em módulos no mercado imobiliário. Somando prêmios internacionais e interação com mais de 600 construtoras, em quatro continentes, a Molegolar vem crescendo na consultoria a construtoras e incorporadas para garantir o aproveitamento máximo das áreas com um novo olhar, que vai além da proposta de construir imóveis que podem ser adaptados às diversas fases da vida e do bolso dos clientes.

- Publicidade -
Saulo Suassuna garante economia nas obras com otimização de áreas – Foto: Divulgação

Com o aumento dos custos de commodities da construção como o aço, que subiu 80% nos últimos 12 meses, e é apenas um dos itens que não conseguem ser compensados pelo índice Nacional de Custo da Construção (INCC), na faixa de 15% ao ano, as incorporadoras não estão conseguindo repassar os custos aos seus clientes e precisam de alternativas. “Por isso cada metro quadrado investido tem que ser muito bem utilizado para defender as margens de lucro, e trabalhando com módulos pré-concebidos para aproveitamento de espaço, estamos indo bem nessa defesa”, afirma o CEO e fundador da Molegolar, Saulo Suassuna. 

O aquecimento do mercado imobiliário visando o pós-pandemia já está promovendo uma intensa movimentação para lançamentos de imóveis e repercutindo no aumento dos preços dos terrenos.  A previsão é que esse custo a mais seja repassado, de alguma forma, na nova safra de lançamentos. Com os repiques da inflação e juros altos, é imperativo buscar soluções que otimizem os espaços e possam gerar mais lucros, sem pesar demais para a clientela.

“No modelo tradicional, construir um imóvel de 300 metros quadrados sairia mais barato do que fazer dez de 30 metros quadrados que vão exigir mais banheiros, instalações elétricas, de água e gás, e mais vagas de garagem mas com a Molegolar a diferença de custo é mínima, porque temos mais flexibilidade nos projetos”, explica Suassuna e ainda assegura que há ganhos também para o planejamento urbano. “A cada dez prédios construídos, economizamos área que dá para fazer mais um. É um índice muito elevado para ser desperdiçado”, afirma.

- Publicidade -

Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e no United States Patent and Trademark Office (USPTO), a agência federal de registro de marcas e patentes dos Estados Unidos, com abrangência global, a solução Molegolar vem colecionando prêmios internacionais como o de melhor edifício residencial multifamiliar do Brasil, do International Property Awards- 2019/2020. A premiação foi pelo projeto do Smart Plaza Raphael Monte, que está sendo construído pela Suassuna Fernandes, no bairro de Casa Forte, no Recife. 

Com apartamentos que variam de 35 m2 a 257 m2 e podem ter de um a cinco quartos, o edifício traz um conjunto de inovações como a área de lazer no meio dos 13 pavimentos e mais de uma cobertura, intercaladas entre os andares. “Estamos trabalhando fortemente o design nos empreendimentos. Nosso objetivo é ter a melhor concepção de planta e entregar o melhor produto dentro do menor custo possível graças à  otimização de área”, explica Saulo Suassuna que além de engenheiro civil, é arquiteto.

Plantas em módulos podem mudar o tamanho do apartamento de acordo com o interesse do proprietário – Foto: Suassuna Fernandes

Expansão mundo afora

Entre os clientes nacionais estão a Tecnisa, que contratou um pacote de consultoria de plantas para otimizar a eficiência, além de mudança e extensão de negócio. Já entre os internacionais o destaque é a atração do escritório italiano de design Pininfarina para o Nordeste, numa ação de co-branding com a cearense Diagonal. Ícone de luxo, com assinatura do design de marcas automobilísticas como Ferrari, Maserati e Alfa Romeo, a Pininfarina assinou contrato de parceria com a Molegolar em 2019, dois anos depois do início das conversas. 

Já desenvolvendo projetos para construtoras em São Paulo, o escritório Italiano se interessou pelo Nordeste e Saulo Suassuna identificou a Diagonal como parceira para um investimento de alto luxo, que leva a consultoria de plantas da Molegolar.  Feita a engenharia de marcas, até o final do ano, será lançado o residencial mais alto do Nordeste, com 53 pavimentos na Beira-mar de Fortaleza e apartamentos de 425m2 e seis vagas de garagem.

Outros quatro lançamentos com consultoria de plantas da Molegolar devem acontecer até dezembro, em São Paulo – dois na capital e dois no interior, enquanto a consultoria avança no Rio de Janeiro e Santa Catarina. “Já interagimos com 616 incorporadoras, de 24 países, em quatro continentes levando a inovação da Molegolar. Estamos em contato com o que está acontecendo no mundo e ganhamos mais expertise e valorização da imagem nos relacionamentos com grandes empresas do universo imobiliário global”, declara o CEO da Molegolar.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -