
O Hub de Veículos do Porto de Suape encerrou 2025 com recorde histórico ao movimentar 83.992 unidades com uma alta de 5% em relação a 2024. O volume superou o recorde anterior, de 2023, quando foram registradas 80.647 unidades. O desempenho foi impulsionado principalmente pelas exportações, que alcançaram 74.436 automóveis, crescimento de 20% na comparação anual.
De janeiro a novembro de 2025, o Brasil exportou 387.373 automóveis de passageiros, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Nesse período, Suape respondeu por 18,23% do total exportado.
O diretor-presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto, afirma que “o crescimento da movimentação de veículos é resultado de investimentos contínuos em infraestrutura, eficiência operacional e diálogo permanente com o setor privado. Suape vem se consolidando como um hub logístico competitivo e preparado para atender às demandas atuais e futuras da cadeia automotiva”.
Nas exportações de veículos realizadas pelo Porto de Suape, o destaque foi o polo automotivo da montadora Stellantis, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os principais destinos foram Argentina, México e Chile. No sentido inverso, as operações de importação envolveram Toyota, General Motors (GM), BYD e Volkswagen. Já as movimentações de transbordo (transferência de cargas entre navios) contaram com Renault, Toyota e Nissan, tendo Argentina e México como principais origens dos veículos.

Licitação vai atrair investimentos ao Pátio de Veículos de Suape
Em dezembro de 2025, o Porto de Suape recebeu o aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para dar continuidade à licitação do Terminal de Veículos (SUA 01). A autorização permite o arrendamento da área à iniciativa privada, com investimentos estimados em R$ 4,6 milhões para modernização da infraestrutura e ampliação da capacidade operacional.
A concorrência será realizada após a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU). E a expectativa é de que o edital da licitação seja publicado no primeiro semestre deste ano.
Atualmente, o pátio de veículos já opera como hub de exportação e importação. A licitação vai ampliar as operações do terminal e fortalecer a plataforma logística do porto, criando condições para a atração de novos negócios.
O desempenho do hub contribui para a economia regional, ampliando a participação de Pernambuco nas rotas logísticas nacionais e internacionais e mudou até a pauta de exportações do Estado. Os veículos atualmente são um dos principais produtos exportados pelo estado.
Leia também
Agronegócio de Goiás quer escoar produção de grãos pelo Porto de Suape











