terça-feira, 16/04/2024

Com crescimento de 4,2% na cabotagem, Suape segue na liderança nacional

Entre as cargas que passaram por Suape, destaque para os granéis líquidos e gases, que representaram 3,54 milhões de toneladas.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em seu Anuário Estatístico apontam que o Porto de Suape permanece na liderança nacional na navegação por cabotagem e na movimentação de granéis líquidos. Na comparação com o mesmo período de 2021, o porto pernambucano teve crescimento de 4,24% no primeiro quadrimestre de 2022, movimentando 5,09 milhões de toneladas por cabotagem

Porto de Suape
Terminal de combustíveis do Porto de Suape/Foto: divulgação

Os números colocam Suape à frente de grandes portos nacionais como o de Santos (SP), maior atracadouro público do país, que movimentou 4,50 milhões de toneladas por cabotagem (+ 4,21%) e o de Vila do Conde, no Pará, que operou 1,81 milhão (- 2,99%). Somados, todos os portos públicos movimentaram, por cabotagem, 21,5 milhões de toneladas de cargas no 1º quadrimestre de 2022.

- Publicidade -

Entre as cargas que passaram por Suape nesse tipo de navegação, destaque para os granéis líquidos e gases, que representaram 3,54 milhões de toneladas, e contêineres, com 1,48 milhão de tonelada.

Já na movimentação total de granéis líquidos, Suape operou 5,29 milhões de toneladas de janeiro a abril deste ano. Na segunda posição, aparece Santos, com 4,56 milhões, e na terceira, Itaqui (MA), com 2,34 milhões de toneladas. Na soma total do país, os atracadouros públicos movimentaram um total de 98,14 milhões de toneladas de granéis líquidos e gases no primeiro quadrimestre.

Leia também: Mercado do Gás é tema de evento do Movimento Econômico em julho

- Publicidade -

O que traz essa alta movimentação para Suape é sua posição estratégica no Nordeste e suas rotas expressas, que facilitam esse tipo de navegação. “Muitas companhias com base no Sul e Sudeste aproveitam essa condição para reduzir custos e ampliar os negócios”, avalia o diretor-presidente da estatal portuária, Roberto Gusmão.

Ele lembra que apesar de Suape não ter a Refinaria Abreu e Lima trabalhando no máximo de sua capacidade, consegue manter bom volume de operações que garante sua liderança. “Estamos trabalhando, no entanto, para que essa ampliação ocorra e possamos obter mais destaque nesse tipo de movimentação”, salienta o diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra.

Segundo o Anuário Estatístico da Antaq, o setor portuário movimentou 375,7 milhões de toneladas nos quatro primeiros meses deste ano. Os portos privados foram responsáveis por movimentar 244 milhões de toneladas e os públicos, 131,7 milhões.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -