Mais de 1.200 participantes, sendo 450 estrangeiros, desembarcam em Maceió na quinta-feira (25) para participar do Fórum IMBRICS+, do Instituto Internacional dos Municípios BRICS no Brasil, que representa o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Este será o primeiro evento dedicado ao turismo realizado pela entidade.
De acordo com a organização, o foco será debater a cooperação para o desenvolvimento econômico de um turismo global sustentável entre os países pertencentes ao bloco.
O fórum vai contar com apoio do governo do Brasil e da Prefeitura de Maceió e reunirá até o dia 27 de abril, em um hotel no bairro de Cruz das Almas, os principais players do turismo internacional, incluindo representantes empresariais, investidores e autoridades do poder público dos países dos BRICS+ e de mais outras 10 nações convidadas.
Ainda segundo os organizadores, o evento foi planejado para criar rotas, a partir da escolha de Maceió pelo Instituto IMBRICS no Brasil para sediar o encontro em 2024.
Além de promover painéis de discussão e rodada de negócios, o evento promete ainda lançar uma plataforma de turismo do IMBRICS+ e promover uma visita guiada aos principais pontos turísticos da cidade, o que amplia o espaço na vitrine de negócios para Maceió e outras capitais do Nordeste.
O secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, destacou a importância do evento para tornar a cidade protagonista no cenário brasileiro e destaque internacional no turismo.
“Esse evento é de extrema importância para o município, posicionando Maceió no cenário internacional, e nos consolidando cada vez mais nacionalmente. O turismo é nossa maior indústria, afirmou Eduardo Monteiro.
Turismo: Destino Maceió
A capital alagoana vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do país e fazendo com que a economia seja beneficiada pelo setor. Somente a temporada de cruzeiros, que se encerra no próximo dia 26 com a passagem do MSC Grandiosa pelo Porto de Maceió, movimentou cerca de R$ 80 milhões na economia local.
Há ainda a previsão de expansão da rede hoteleira, com a construção de pelo menos seis novos hotéis em Maceió.
Segundo dados da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, em 2023 o aeroporto de Maceió registrou o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos, com cerca de 10 mil desembarques de diferentes partes do mundo.
“No primeiro trimestre de 2024 já contabilizamos um crescimento desse parâmetro e os números mostram resultados muito positivos de todo esse planejamento que vem sendo feito”, concluiu o secretário.
Leia mais: Com mais voos e cruzeiros, Alagoas movimentará R$ 2 bilhões em turismo