Pouco mais de um ano do anúncio da fusão que mudou a história do setor automotivo mundial, a Stellantis, resultado da fusão da ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) e do grupo francês PSA, anunciou, nesta quarta (23), os seus resultados do ano passado.
De acordo com o balanço global do grupo, a receita líquida em 2021 foi de 152 bilhões de euros, alta de 14% quando comparado com a soma dos números da FCA e PSA referente ao ano anterior à fusão. Já o resultado do lucro operacional ajustado da Stellantis, foi de 18 bilhões de euros, uma margem de crescimento de 11,8%.
O balanço global do grupo reporta receita líquida de € 152 bilhões, com alta de 14% em relação ao período anterior equivalente. O lucro operacional ajustado quase dobrou para € 18 bilhões, com margem de 11,8% e todos os segmentos tendo desempenhos lucrativos. O lucro líquido alcançou € 13,4 bilhões, quase triplicando ano a ano.
Durante a apresentação do relatório dos resultados de 2021 do grupo, o CEO da Stellantins, Carlos Tavares, destacou que os resultados recordes provam que a Stellantis está bem posicionada para oferecer um forte desempenho, mesmo nos ambientes de mercado mais incertos.
“Agradeço calorosamente a todos os funcionários da Stellantis em nossas regiões, marcas e funções por sua contribuição para a construção de nossa nova empresa impulsionada por sua diversidade. Aproveito a oportunidade para agradecer também à equipe de gestão por seus esforços incansáveis enquanto enfrentamos e superamos ventos contrários intensos. Juntos, estamos focados em executar nossos planos à medida que aceleramos para nos tornarmos uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ao anunciar os resultados.
O relatório do grupo indica ainda fluxo de caixa industrial livre de € 6,1 bilhões, impulsionado principalmente por forte lucratividade e sinergias líquidas de caixa. Além disto, a Stellantis alcançou forte execução de sinergias com aproximadamente € 3,2 bilhões de benefício líquido de caixa. Os resultados são comparados ano a ano pelo critério pró-forma, que ajusta as demonstrações financeiras a 1º de janeiro de 2021.
Investimento em tecnologia e eletrificação
Stellantis também revelou planos ambiciosos de eletrificação e software. Disse que planeja até o ano de 2025 investir mais de € 30 bilhões em tecnologia de bateria, materiais de bateria e desenvolvimento de software.
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