BNDES Garagem: soluções de arquitetura trazem saúde e redução no custo da energia

Arquitetura Faz Bem e Stella Energia Sustentável estão entre as empresas selecionadas numa edição com forte pegada social Por Patrícia Raposo Uma olhada na seleção das empresas classificadas no BNDES Garagem deste ano mostra uma forte paga social. Entre as 25 startups escolhidas para fazer parte do processo de aceleração do banco, algumas chamam atenção, […]

Arquitetura Faz Bem e Stella Energia Sustentável estão entre as empresas selecionadas numa edição com forte pegada social

Por Patrícia Raposo

- Publicidade -

Uma olhada na seleção das empresas classificadas no BNDES Garagem deste ano mostra uma forte paga social. Entre as 25 startups escolhidas para fazer parte do processo de aceleração do banco, algumas chamam atenção, como a startup pernambucana Arquitetura Faz Bem, que se propõe a oferecer mais saúde através de projetos arquitetônicos, e a carioca Stella Energia Sustentável, que consegue reduzir a conta de luz em até 15%.

Antônio Neto, fundador do Arquitetura Faz Bem

“As 25 startups que serão aceleradas são negócios de todas as regiões do Brasil que trazem soluções para desafios sociais, ambientais e de produtividade, estimulando o ecossistema do empreendedorismo no país e transformando positivamente a vida dos brasileiros na última milha”, explicou o diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowski.

O conceito inovador da Arquitetura Faz Bem preza por levar saúde às famílias das classes D e E através de projetos arquitetônicos que promovam melhorias nas residências de pessoas carentes. O fundador da startup, o arquiteto Antônio Neto, explica que já houve casos de criança com problemas respiratórios que tiveram grande recuperação só com a abertura de uma janela numa posição favorável ao vento. “E aí se reduz desconfortos, idas ao médico e gastos com remédios”, ressalta o empreendedor recifense.

- Publicidade -
Cozinha na comunidade Entra Apulso, antes e depois/Foto: Arquitetura Faz Bem

A empresa atua por várias frentes. Numa delas, por meio de parceria com construtoras, arquitetos e decoradores que doam materiais para as obras.  “Já tivemos doações da Casa Cor e da construtora Rio Ave”, recorda. Alguns eventos para doações, conhecidos como “brechós” são realizados para arrecadar material.

Numa outra frente de atuação, casas são subsidiadas por parceiros. A startup vem atuando com o Habitat para Humanidade, uma ONG global, e o Instituto Shopping Center Recife, que financiaram as obras executadas pela Arquitetura Faz Bem em comunidades.

A empresa também atua em parceria com a Nova Vivenda, plataforma que concede crédito para reformas de residências populares. A Nova Vivenda, com sede em São Paulo, oferece a linha de crédito com base em debênture social, destinada exclusivamente a reformas em comunidades. “A plataforma da financeira faz análise de crédito usando inteligência artificial e considera mais de 500 informações. Com isso, consegue ter mais precisão nas análises. E nós entramos com a execução”, explica Antônio Neto.

Assim, mesmo que a pessoa esteja negativada, pode conseguir crédito. E, em geral, o dinheiro vai para reformar um telhado, fazer um banheiro ou uma cozinha, abrir uma janela. São prestações pagas em boleto, de até R$ 300,00 e em até 30 vezes, que incluem o projeto, o material, a obra e o acompanhamento.

Arquitetura Faz Bem conta com dez equipes de pedreiros em atuação e, de 2019 para cá, já são mais de 130 projetos realizados. Até dezembro serão mais 56. Agora a Startup está chagando à maior cidade do Agreste pernambucano, Caruaru, e que atingir outras cinco da região no primeiro semestre de 2022.

A Stella Energia

Maurício Giroletti, diretor de Expansão da Stella

A pegada social da Stella Energia Sustentável é a redução dos custos da conta de luz, tema em alta no momento. A solução da empresa consegue reduzir o custo com a tarifa elétrica entre 10% e 15%, tanto para residências como para Micro e Pequenas Empresas.

A operação é simples. A Stella viabiliza a assinatura de serviços de energia solar de forma totalmente online, sem necessidade de instalação de painéis solares ou qualquer investimento. A energia gerada através de fazendas solares de geradores parceiros é entregue à rede da distribuidora local e por ela compensada na forma de créditos na conta de luz dos clientes finais. A Stella atua em 11 estados.

“As concessionárias de energia têm um custo operacional bem maior, sem falar que, como compram energia de várias fontes (eólica, térmica, solar, biomassa, hidráulica), têm um custo médio do insumo mais elevado”, revela Maurício Giroletti, diretor de Expansão da Stella. “O que permite um desconto maior ou menor é a forma como cada estado tributa o insumo”, completa o diretor.

Veja as 25 empresas selecionadas no link.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -