Vendendo lanche por atacado, Ex-Burguer quer se espalhar pelo Brasil

O seu fundador, o baiano Ademário Santos, estará no Recife para participar da Expo Franquias Nordeste, feira que tem início nesta quinta-feira Por Patrícia Raposo Lanche por atacado e foco nas periferias. Foi com essa fórmula que a Ex-Burguer chegou a 90 lojas distribuídas por periferias da capital paulistana – Zona Sul, Leste, Norte e […]

O seu fundador, o baiano Ademário Santos, estará no Recife para participar da Expo Franquias Nordeste, feira que tem início nesta quinta-feira

Por Patrícia Raposo

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Lanche por atacado e foco nas periferias. Foi com essa fórmula que a Ex-Burguer chegou a 90 lojas distribuídas por periferias da capital paulistana – Zona Sul, Leste, Norte e parte da Oeste, além do ABC paulista. Agora, o seu fundador, o baiano Ademário Santos, está no Recife para participar da Expo Franquias Nordeste, feira que tem início nesta quinta-feira, com o objetivo de espalhar sua marca pelo país.

Modelo de negócio que começou na garagem de Ademário é voltado para periferias brasileiras/Foto: Antônio Rogério Palata de Souza

Nascido em Una, distante 500km de Salvador, Ademário radicou-se em São Paulo ainda adolescente. Em 2011, ao deixar o emprego numa rede de varejo, ele resgatou tudo que tinha aprendeu quando trabalhou, anos antes, na rede de fast food Bob’s para montar seu próprio negócio.

Ao observar que nas periferias predominava o delivery de pizzas, Ademário entendeu que isso ocorria porque é um alimento que pode ser compartilhado por três, quatro pessoas.

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“Então eu decidi criar os combos família, que são lanches para 10, 20 e até 30 pessoas”, conta. Assim, ao comprar em volume, as pessoas conseguem preços mais acessíveis. Os combos volumosos criaram uma identidade com a marca.

No começo, ele mesmo fazia os sanduíches e os entregava com sua moto. A expansão veio há cinco anos, quando um funcionário dele saiu para fazer compras e esqueceu o celular no Uber. O motorista voltou para devolver. “Acabamos ficando amigos. E ele se interessou em abrir outro ponto de venda da Ex-Burguer”, lembra.

O modelo de negócio em combos, a parceira de Ademário com fornecedores e as compras conjuntas para obter descontos na matéria-prima, estimularam outras pessoas a abrirem novos pontos de venda em diversas localidades, num modelo de parceria que ganhou folego na pandemia, com o crescimento do delivery. “Hoje estamos finalizando o processo que nos habilita a nos tornar uma franquia de verdade e com isso vamos fazer parte da ABF “, explica o empresário.

Ademário diz que o consumo está na periferia. “Ali, as pessoas não têm educação financeira para poupar. Quando pegam em dinheiro, gastam. Elas gastam para comer, beber, vestir e calçar – os quatro pilares do consumo na periferia”, analisa.

De vendedor ambulante de praia a empresário, o baiano teve um passado difícil, precisou pegar resto de comida do chão da feira para sobreviver. Agora monta sua rede de franquias 100% brasileira, com opção de hambúrguer por até R$ 3,90. Hoje ele fatura mais de R$ 1 milhão de reais por mês, com a comercialização de 200 mil unidades de hambúrgueres.


Ademário quer sua marca espalhada por todas as regiões do Brasil. “Meu desejo é oferecer condição de empreendedorismo aos habitantes das periferias de todas as regiões. Além da família investir no ramo, a proposta é que o próprio entregador, chapeiros e montadores possam investir futuramente no próprio negócio”, revela.

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