Carros híbridos da Stellantis sairão, em 2024, da fábrica de Goiana, em Pernambuco

No Brasil, os carros híbridos são o primeiro passo para a descarbonização dos veículos fabricados pela Stellantis.
Stellantis - Fábrica de Goiana - carros híbridos
Em Pernambuco, a fábrica da Stellantis de Goiana vai passar a produzir veículos híbridos em 2024

Os primeiros carros híbridos da Stellantis vão sair da fábrica de Goiana, em Pernambuco, em 2024. Eles terão uma tecnologia chamada Bio-Hybrid que associa a eletrificação com o motor flex e a etanol. É o primeiro passo para carros fabricados pela companhia emitirem menos emissões de CO2 no Brasil. Da mesma fábrica, também devem sair os 100% elétricos, segundo informações divulgadas pela empresa. 

“Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa”, afirma o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, que vai ocupar este cargo até novembro, quando vai passar a responder pelo comando global da marca Jeep.

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Ainda de acordo com informações da companhia, as plataformas Bio-Hybrid e BEV (Battery Electric Vehicle) são parte da estratégia global de descarbonização da mobilidade concebida pela Stellantis no plano estratégico, que prevê a descarbonização total das operações e produtos da empresa até 2038, e uma redução de 50% das emissões de CO2 já em 2030.

A plataforma híbrida também foi uma maneira da empresa ir fabricando carros que emitam menos emissões de carbono e apresentem um custo mais acessível até chegar ao veículo 100% elétrico, o BEV. De acordo com Filosa, essa estratégia “representa um esforço de nacionalização da produção. Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, e queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores, desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”.

Mais fornecedores na fábrica de Goiana

Ainda de acordo com informações da empresa, o desenvolvimento tecnológico vai resultar também na ampliação significativa do parque local de fornecedores. No entorno do Polo de Goiana, são 38 fornecedores de componentes e sistemas atualmente. A expectativa é de que chegue a 50 no curto prazo.

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E não vai parar por aí. No desenvolvimento dos veículos híbridos e elétricos, o polo de Goiana vai alcançar os 100 fornecedores instalados em Pernambuco para desenvolver e produzir componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica nos próximos anos, segundo projeções da empresa.  

Carros híbridos estarão em todas as plantas no Brasil

Além da fábrica de Goiana, a Stellantis avançará com a tecnologia de propulsão híbrida, que combina motores térmicos com eletrificação, nos outros dois polos automotivos instalados no Brasil: o de Betim, em Minas Gerais, e o de Porto Real, no Rio de Janeiro. O avanço será simultâneo porque, segundo a empresa, a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível, podendo ser instalada em vários modelos de veículos.

As três plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa. “É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a economia brasileira”, observa. Para o leitor ter uma ideia, um veículo necessita, em média, mais de 3 mil componentes diferentes.  

A Stellantis é dona de 14 marcas de veículos, incluindo a Jeep, a Fiat, a Peugeot, Alfa Romeo, entre outras.

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