
O Grupo Neoenergia anunciou um plano de investimentos de R$ 38,6 bilhões nas três distribuidoras que a holding tem no Nordeste até 2030. Do total, a Neoenergia Coelba, na Bahia, vai receber R$ 24,8 bilhões; a Neoenergia Pernambuco terá R$ 9,7 bilhões; e a Neoenergia Cosern, no Rio Grande do Norte, contará com R$ 4 bilhões. No total, o conglomerado vai investir R$ 50 bilhões nas áreas de transmissão e distribuição nos próximos cinco anos.
Segundo informações divulgadas pela empresa, os investimentos vão bancar a expansão das redes, preparar as distribuidoras para o crescimento destas regiões nos próximos anos, além de deixar a rede de distribuição mais resiliente aos eventos climáticos extremos, que estão ocorrendo com mais constância.
Também serão implantadas ações de combate às perdas e iniciativas de melhoria da infraestrutura, que incluem desde o uso de tecnologia até a frota utilizada pela companhia. O anúncio dos investimentos ocorre com a renovação das concessões de três das distribuidoras da holding: a Neoenergia Coelba, a Neoenergia Cosern e a Neoenergia Elektro. Esta última atende cerca de 230 municípios em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A Neoenergia Pernambuco teve a renovação da concessão assinada no ano passado, quando foram anunciados investimentos da ordem de R$ 6,1 bilhões até 2029. No novo plano, a distribuidora que atende os pernambucanos vai investir um total de R$ 9,7 bilhões até 2030.
O grupo divulgou alguns dos investimenos a serem realizados no Nordeste, como a expansão da rede de distribuição no Oeste baiano que vai receber investimentos da ordem de R$ 10 bilhões para atender o aumento do consumo do agronegócio; a construção de 200 km de rede no Recife (PE) e obras para atender o litoral do Rio Grande do Norte.
Todos os investimentos são bancados pelos consumidores da área de concessão da distribuidora, que pagam os investimentos via conta de energia. A legislação estabelece que os investimentos sejam cobrados na tarifa dos clientes nas revisões tarifárias, que ocorriam a cada quatro anos. Atualmente, está em curso uma mudança na regulação, para que as empresas sejam remuneradas pelos investimentos, anualmente, dentro do cálculo do aumento da tarifa das distribuidoras que ocorre uma vez por ano.
A Neoenergia é controlada pelo grupo espanhol Iberdrola e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia no Brasil. As distribuidoras do grupo atendem consumidores em Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Leia também
Neoenergia PE renova concessão até 2060 e investirá R$ 6 bi até 2029










