- Publicidade -

Sem custo extra: mês de abril terá bandeira verde na conta de luz

Sinalização garante que não haverá custo adicional para o consumidor na conta de luz do próximo mês
- Publicidade -
lâmpada Aneel bandeira vermelha conta de luz taxa extra bônus INPC
Regime de chuvas em patamar favorável no primeiro trimestre teve influência direta na conta de luz. Foto: Pixabay/Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  divulgou nesta sexta-feira (27/3) que a bandeira verde será mantida em abril. Em consequência, os consumidores brasileiros não irão arcar com custos adicionais nas contas de energia elétrica. Com o volume de chuvas observado em março, há nível satisfatório dos reservatórios das usinas hidrelétricas, refletindo em geração favorável de energia.

A bandeira verde está vigorando desde janeiro, com o regime de chuvas em patamar favorável no primeiro trimestre. A situação permite que não seja necessário o  acionamento mais intenso de termelétricas, que apresentam custo mais elevado.

Mecanismo na conta de luz

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.

A Aneel reforça a importância do uso responsável da energia elétrica, que evita desperdícios e contribui com a sustentabilidade do setor elétrico.

Saiba mais sobre as bandeiras em https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/tarifas/bandeiras-tarifarias

Leia mais: CE, RN, BA e SE somam R$ 1,5 bi no 1º leilão de transmissão da Aneel

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -