A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, representada pelo Senai Ceará, assinou, nesta terça-feira (24), uma carta de intenções com a TÜV Rheinland Akademie GmbH, com o objetivo de desenvolver uma capacitação técnica para segurança e saúde ocupacional na gestão e no manuseio de Hidrogênio Verde (H2V) em zonas portuárias brasileiras.
A assinatura aconteceu a Alemanha, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha e integra uma das ações do programa H2Uppp (International Hydrogen Ramp-Up Programme), por meio da Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha.
A TÜV Rheinland Akademie é um fornecedor global de serviços técnicos, de segurança e de certificação, com sede em Colónia, na Alemanha.
O projeto, intitulado “Aprimoramento e garantia de padrões de segurança para o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, é resultado de uma aplicação da TÜV Rheinland com o Senai Ceará, ao edital de Parcerias Público-Privadas do H2Uppp.
Neste acordo, o Porto do Pecém, no Ceará será utilizado como ponto de partida para capacitar trabalhadores alocados na infraestrutura portuária e em empresas envolvidas na cadeia de valor do H2V e Power-to-X (PtX), a partir de operações seguras baseadas em normas e padrões nacionais e internacionais de segurança e saúde ocupacional, segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da TÜV, Kurt Pichler.
O HUB de hidrogênio do Pecém possui expectativa de gerar 10 GW de capacidade para eletrólise para atender a produção de H2V e produtos derivados, como Amônia, Metanol e ainda os Líquidos Orgânicos Vetores de Hidrogênio (da sigla LOHC, em inglês). Espera-se que, após a realização dessa capacitação, todo o conhecimento adquirido seja replicado em forma de conteúdo, ementas e lições aprendidas a outras empresas, portos, terminais portuários, instituições de ensino e demais trabalhadores dessa cadeia de valor.
Senai-CE na preparação da mão de obra
A cooperação entre a TÜV com o Senai, na qual também participa a GIZ, representa a união dos esforços entre Brasil e Alemanha para a transição energética global e preparação adequada ao mercado de hidrogênio verde, segundo o diretor Regional do Senai Ceará e Superintendente Regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda.
“Com o apoio do projeto H2Upp, queremos unir esforços para garantir a qualificação dos operadores portuários do HUB do Hidrogênio do Ceará, principalmente no que se refere à saúde e à segurança daqueles que vão atuar diretamente no manuseio e na distribuição do hidrogênio”, disse Holanda.
Leia também:
Grupo EQM será fornecedor de CO2 para produção de e-metanol em Suape
PE terá 1ª fábrica de e-metanol do país, investimento de R$ 2 bi da European Energy