Pesquisa aponta que existem mais de 20 mil vagas para TI

Da redação O Tech Jobs Report 2021, realizado pela Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, revelou que há cerca de 20 mil vagas sobrando para a área digital no Brasil. Cidades como Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais oferecem centenas de oportunidades. A pesquisa traz alguns pontos relevantes. Para […]

Da redação

O Tech Jobs Report 2021, realizado pela Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, revelou que há cerca de 20 mil vagas sobrando para a área digital no Brasil. Cidades como Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais oferecem centenas de oportunidades.

- Publicidade -
Há oferta de vagas em várias estados e a maioria em startups/Foto: Pixabay

A pesquisa traz alguns pontos relevantes. Para metade das empresas que ofertam vagas, os principais desafios para contratação desses profissionais são as chamadas soft skills. Dessas habilidades comportamentais que os recrutadores mais procuram nos candidatos estão: 27,4% proatividade; 15,8% organização; 14,7% resiliência; 12,6% criatividade; 10,5% trabalho em equipe.

Quando a pergunta é home office, 54,8% das empresas afirmam que permanecerão nesse formato nos próximos meses. Além disso, 48,4% das oportunidades serão em regime CLT, 16,1% como Pessoa Jurídica e 35,5% contratarão pelas duas modalidades.

O levantamento registrou que 35,5% das empresas com vagas no mercado digital já são da área de tecnologia, seguido pela área de Energia, com 12,9% dos entrevistados, e pelas áreas de Comunicação e Mídia, Varejo e a de Eventos e Turismo, todas empatadas com 9,7%.

- Publicidade -

As empresas do ramo de Associações, as de Finanças e as de Saúde também estão empatadas com 6,5% de respondentes para as vagas que irão abrir. No nicho de Outsourcing, 3,2% das empresas terão vagas de tecnologia nos próximos meses. Entre as médias salariais para as áreas digitais, a pesquisa aponta que podem partir de R$ 2.500 e até ultrapassar os R$ 7 mil. No tocante às carreiras digitais, as vagas se distribuem entre Programação (Hacker), Design (Hipster), Vendas (Hustler) e Marketing (Hyper).

E outro dado importante: entre as empresas que participaram da pesquisa, 51,6% são startups, sendo que 58,1% estão no estado de São Paulo e o restante em Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.

“Para mapear essas vagas, fomos além das empresas que responderam à pesquisa. Consultamos outras 10.534 startups e mais de 31.524 vagas para entender quais contratações seriam para a área digital. A constatação está feita, o mercado tecnológico é o que mais demanda atualmente. No entanto, falta mão de obra. O que a gente faz na Gama é formar e treinar essa mão de obra e entregar para as empresas um profissional especializado e com todas as skills necessárias para essas profissões do futuro”, afirma Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy.

Entre os benefícios mais valorizados pelos colaboradores estão o Plano de Saúde – para 29% esse é o melhor benefício. Em seguida estão as bonificações baseadas em resultados (26,5%) e vale-refeição (17,6%), vale-alimentação (14,7%), Vale Transporte (2,9%) e Happy Hours (2,9%).

Entre os benefícios que os funcionários gostariam de receber, 59,2% apontaram incentivos educacionais, 20,8% academias ou massagem, vale-combustível e benefícios que englobam a família, ambos com 4,8%, cartão multibenefícios (4%), auxílio home office (3,2%) e descontos em medicamentos/farmácias (2,4%).

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -