Serasa Experian aponta queda de 1,2% em abril na atividade do comércio

Da Redação Os feriados de abril afetaram o comércio nacional. De acordo com o  Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas nacionais do varejo físico caíram 1,2% na comparação com o mês anterior. O segmento mais prejudicado foi o de Veículos, Motos e Peças foi o mais afetado, que apresentou redução de […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Da Redação

Comércio na SAARA, em São Paulo – FOTO: Tania Rêgo – Agência Brasil

Os feriados de abril afetaram o comércio nacional. De acordo com o  Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas nacionais do varejo físico caíram 1,2% na comparação com o mês anterior. O segmento mais prejudicado foi o de Veículos, Motos e Peças foi o mais afetado, que apresentou redução de 4,2%. Já o crescimento mais expressivo foi em Combustíveis e Lubrificantes, com alta de 3,3%, seguido por Alimentos e Bebidas, com apenas 1,8%. Veja os dados completos no gráfico abaixo:

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Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os números ainda são desanimadores. “O retorno das atividades comerciais pós pandemia tem sido afetado por fatores como as consecutivas altas da inflação e da taxa de juros, além do endividamento e inadimplência das famílias brasileiras, que bateu novo recorde em abril, assolando o poder de compra dos consumidores e dificultando o fluxo de caixa das empresas”. Rabi também explica que, “um dos motivos que podem ter impulsionado o segmento de Combustíveis e Lubrificantes, apesar dos reajustes de preço, é a volta das atividades presenciais, aumentando a circulação de pessoas nas cidades.”

Análise anual da Serasa mostra maior crescimento na série histórica

Entre os resultados negativos de abril de 2022, o setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios mostrou o maior percentual do comparativo ano a ano (51,1%) desde o início da série histórica, em janeiro de 2001. Mesmo com aumento dos preços dos alimentos, o segmento de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas também apresentou resultados positivos, com a primeira alta no ano (0,2%) na variação anual. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

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